SP entrega obras no Parque Estadual Ilha do Cardoso

Centro de Convivência e o mirante integram série de melhorias realizadas no local

qui, 06/01/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Florestal inauguraram em 27 de dezembro o Centro de Convivência e um dos mirantes do Núcleo Perequê do Parque Estadual Ilha do Cardoso, no Litoral Sul do Estado de São Paulo. As instalações fazem parte de uma série de obras de melhoria na infraestrutura da área de uso público da Unidade de Conservação.

Voltado para o Rio Perequê, de onde é possível visualizar trechos de mangue, restinga e a praia de Itacuruçá, o centro de convivência e o mirante integram um conjunto de obras de melhorias que incluem ainda a reforma e construção de seis pousadas com hospedagem para até 60 visitantes e pesquisadores (uma delas adaptada para pessoas com deficiência), alojamento para 66 pessoas, restaurante para cerca de 20 pessoas, museu, auditório, espaço para instalação de uma loja de souvenires e quiosque para monitores e fiscalização.

Também estão fase final de execução uma trilha suspensa de 600 metros sobre uma área de mangue e outro mirante, voltado para a Baía de Trapandé. Com seis mil metros quadrados, o Núcleo Perequê passará a contar com geração de parte de sua eletricidade (aproximadamente 20%) por um sistema que utiliza energia solar e que auxiliará os atuais geradores abastecidos com diesel.

Em outro núcleo do parque, o Marujá, está em construção um Centro de Visitantes. No total, estão sendo investidos R$ 8,1 milhões, que integram o Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica. Todas as estruturas de recepção e hospedagem de visitantes e pesquisadores serão preparadas para serem operadas pelo setor privado de turismo por meio de concessões.

Os trabalhos têm por objetivo oferecer boa infraestrutura na área de uso público da unidade, seja para lazer, educação ambiental ou pesquisa científica.

Participaram da inauguração o prefeito de Cananéia, Adriano César Dias, o Comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Milton Sussumu Nomura, o gestor do Parque Estadual Ilha do Cardoso, Thiago Borges Conforti, e a coordenadora do Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica (desenvolvido com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), Anna Carolina Lobo.

O Parque Estadual Ilha do Cardoso
O Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC) foi criado pelo Decreto Estadual n° 40.319 de 03.07.1962, abrange uma área de 22.500 hectares e está localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, no município de Cananéia. A Unidade de Conservação recebe, atualmente, 40 mil visitantes por ano.

O PEIC possui grande diversidade florestal de mata atlântica costeira como restinga, florestas costeiras e manguezais. O parque é banhado a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Canal de Ararapira, a norte pela Baía de Trapandé e a sul pela Barra de Ararapira.

A sede administrativa do parque está localizada em Cananéia, mas a unidade de conservação possui três núcleos na Ilha, sendo que o Núcleo Perequê e o Núcleo Marujá possuem infraestrutura para o uso público. O Núcleo Ilha da Casca é uma base de apoio da equipe de fiscalização.

Da Secretaria do Meio Ambiente