SP entrega 278 apartamentos a famílias de Paraisópolis

Moradores de áreas de risco e de intervenção urbana se mudam para imóveis da CDHU

ter, 22/04/2008 - 9h50 | Do Portal do Governo

Famílias que vivem no Complexo de Favelas de Paraisópolis, zona Sul da Capital, próximo ao bairro do Morumbi, receberão nesta terça-feira, 22, as chaves de 278 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, participa da entrega ao lado de autoridades estaduais e municipais. 

Essas serão as primeiras famílias que vivem no Complexo de Favelas de Paraisópolis beneficiadas pela CDHU com novas moradias. O Conjunto Habitacional Campo Limpo I é formado por 14 blocos de apartamentos com 5 pavimentos, incluindo o térreo. Os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, em 55,4 m2 (finais 2 e 3) e 55,7 m2 de área total (finais 1 e 4).

A infra-estrutura  do empreendimento inclui três centros comunitário, três playgrounds, medição de água  individualizada, pavimentação, paisagismo, cercamento em alvenaria e três guaritas independentes.

A CDHU investiu R$ 10 milhões na construção, pela modalidade Empreitada Global. Inicialmente, as famílias pagarão uma taxa mensal de ocupação equivalente a 15% do salário mínimo, durante 12 meses. Após esse período, haverá uma avaliação da renda de cada família visando o financiamento habitacional para aquisição das unidades.

Os beneficiários possuem rendimentos familiares entre um e três salários mínimos. Essa é primeira etapa do projeto de atendimento habitacional para os moradores da Paraisópolis. A ação abrange sete núcleos de favelas onde vivem cerca de 20 mil famílias. Parte delas ocupam áreas de risco, beira de córregos ou locais estratégicos para obras de urbanização.

No total, 2.500 serão transferidas para apartamentos construídos pela CDHU. Isso permitirá a implantação de infra-estrutura no bairro e a construção de novas moradias.  Além dos 278 apartamentos que estão sendo entregues, existem 958 unidades em projeto e 1.264 cuja implantação procederá a aquisição de terrenos pela prefeitura e pela CDHU.

O Projeto de Urbanização do Complexo de Paraisópolis é uma ação integrada dos governos estadual e municipal  para melhorar as condições urbanas e ambientais da região com  toda a infra-estrutura que o bairro necessita, além de um trabalho social para organização comunitária e congelamento das ocupações irregulares de áreas protegidas.

Na primeira etapa, estão sendo feitas obras mais urgentes e a remoção de moradias das áreas de risco ou de preservação ambiental.

Da CDHU