SP elabora guia com indicações de roteiros turísticos ligados à colônia japonesa

Iniciativa visa acolher os visitantes que virão ao estado durante as comemorações do centenário da imigração japonesa

sex, 15/02/2008 - 8h08 | Do Portal do Governo

Ao longo de 2008, com as comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil, São Paulo será o foco das atenções, uma vez que o Estado concentra a maior fatia da colônia nipo-brasileira. Por isso, em reunião do Conselho Estadual de Turismo, realizada na terça-feira, 12, no Memorial do Imigrante, na capital, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo e presidente do conselho, Claury Alves da Silva, anunciou que está sendo elaborado um guia de informações culturais e turísticas ligadas à colônia japonesa no Estado.

Entre os roteiros que os técnicos da secretaria devem indicar para as missões japonesas que visitarão São Paulo destacam-se: a Capital; Caminhos do Mar (municípios de Cubatão, São Bernardo do Campo); Circuito das Frutas (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo); Rota da Liberdade (Bananal, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Redenção da Serra, São José do Barreiro, São Sebastião, São Luís do Paraitinga, Taubaté, Tremembé e Ubatuba); Cavernas da Mata Atlântica (Apiaí, Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga); e Circuito Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos). “Todos esses roteiros são destinos de interesse para as missões diplomáticas japonesas”, ressaltou o secretário.

Outros temas foram discutidos na reunião do conselho:

Nosso Turismo Paulista – Esse programa é uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e o banco Nossa Caixa. Bruno Omori, diretor da ABIH informou que parte do programa já está em andamento. “Pretendemos atingir 1,4 milhão de servidores do Estado entre ativos e aposentados com a vantagem do crédito consignado para suas viagens”, disse ele. Envolvendo 2.500 hotéis, esta iniciativa é extensiva a toda a população, uma vez que a instituição bancária dispõe de 1.000 agências para atendimento e um financiamento especial para os que não forem funcionários do Estado e das Prefeituras paulistas. “O crédito consignado apresenta-se como um avanço para o desenvolvimento do turismo, aliado à tabela da sazonalidade que facilita a vida dos interessados em conhecer os destinos paulistas”, disse Claury Alves da Silva.

Jornada Verão Legal – Projeto firmado entre o Ministério do Turismo e a ABEOC  (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). “Esta ação teve início em novembro de 2007 e vai até final de fevereiro deste ano, com promoção do Dia da Palestra nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal para estabelecer as estratégias e desenvolver ações para acompanhar, controlar e melhorar a qualidade da prestação dos serviços turísticos e anunciar os programas articulados pelo Ministério do Turismo”, falou o presidente da ABEOC, José Eduardo de Souza Rodrigues.

Balanço – O conselheiro Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR (Associação dos Municípios de Interesse Turístico) fez uma retrospectiva de suas ações pelos Conselhos Regionais de Turismo do Estado de São Paulo. E todos os integrantes do Conselho Estadual receberam do secretário Claury um balanço das ações realizadas pela Coordenadoria de Turismo da Pasta em 2007, além das ações previstas para 2008. O presidente do Conselho ressaltou todo este trabalho que, no turismo, sempre “envolve identificação, organização, infra-estrutura, capacitação, divulgação e comercialização”. 

Ao final do encontro, todos os membros do Conselho tiveram a oportunidade de conhecer o atraente ‘produto’ turístico do Memorial, o Trem do Imigrante, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Regional São Paulo. Este turismo ferroviário que faz um percurso de cerca de 2,5 km, conta com guia que nos reporta à época da chegada dos imigrantes, uma vez que antigamente o espaço servia como a famosa Hospedaria do Imigrante, no bairro da Moóca, capital.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)