SP e UNICEF assinam protocolo para saúde, educação e proteção social infantil

A Cooperação Sul-Sul é uma estratégia global da agência para fomentar o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo

ter, 01/12/2015 - 18h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira (1) um protocolo de intenções com a UNICEF, agência das Nações Unidas para a infância. A iniciativa pioneira viabiliza ações do governo em parceria com a UNICEF nas áreas de saúde materno-infantil, educação e proteção social. O representante da UNICEF no Brasil, Gary Stahl, assinou o documento com o governador.

O protocolo, iniciativa pioneira do governo paulista, foi desenvolvido pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo de São Paulo e a Cooperação Sul-Sul da UNICEF. A Cooperação Sul-Sul é uma estratégia global da agência para fomentar o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo.

“Essa parceria com a UNICEF garante que muitos projetos importantes possam ser aproveitados por todos os estados da União e, assim, colaborarmos de forma eficiente nas questões infantis de todo o país”, afirma Ana Carolina Conde, chefe da AEAI.

Além de Alckmin e Stahl, participaram da assinatura do protocolo os secretários estaduais Edson Aparecido (Casa Civil), Floriano Pesaro (Desenvolvimento Social), David Uip (Saúde) e Herman Voorwald (Educação), e, pela UNICEF, a gerente e o consultor do Programa de Cooperação Sul-Sul Michelle Barron e Niklas Stephan respectivamente.

Estado de São Paulo e UNICEF
Em 2014, a UNICEF, em reconhecimento as boas práticas do Estado de São Paulo para a saúde materno-infantil e educação infantil, organizou a vinda das delegações da Armênia e do México para conhecerem os programas paulistas.

A UNICEF propôs também uma parceria para que as experiências exitosas do estado fossem difundidas em outras áreas do Brasil. 

Do Portal do Governo do Estado