SP e SC assinam acordo de cooperação técnica na área de saneamento

Evento contou com a presença dos governadores José Serra e Luiz Henrique da Silveira

sex, 20/03/2009 - 14h42 | Do Portal do Governo

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, assinaram nesta sexta-feira, 20, na sede do governo catarinense, um termo de cooperação técnica na área de saneamento.

Na cerimônia de assinatura, o governador José Serra disse que o acordo de cooperação selado hoje entre as duas companhias é feito numa área crucial, mas que infelizmente aparece pouco. “Saneamento não dá voto numa eleição. Este é um dos fatores que está defasado com relação ao desenvolvimento brasileiro. Porque a obra está enterrada e os efeitos não são perceptíveis”, argumentou.

Serra defendeu a importância de se investir em saneamento básico ao destacar os aspectos econômicos da questão. “Trata-se de uma área vital para a saúde, o meio ambiente e para a economia, porque praia limpa é praia valorizada, região com bom saneamento é região que se valoriza”, disse o governador.

O acordo

O acordo prevê o intercâmbio de informações técnicas, jurídicas e administrativas, além daquelas relacionadas à gestão econômico-financeira, entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Esse é o quinto convênio firmado pela Sabesp no País. A empresa também tem acordos com as concessionárias do Rio Grande do Sul (Corsan), Alagoas (Casal), Paraíba (Cagepa) e Espírito Santo (Cesan). No exterior, a companhia assinou recentemente um termo de cooperação com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (Aya), da Costa Rica. Em breve, outros deverão ser anunciados.

As tratativas para a parceria tiveram início quando representantes da Casan mostraram interesse no programa bem-sucedido da Sabesp de combate à redução de perdas d’água. A experiência e tecnologias utilizadas seriam aplicáveis, em um primeiro momento, em Florianópolis e Criciúma. Também houve manifestação de interesse em outras tecnologias da Sabesp, em especial para a automação de elevatórias de esgoto e de gestão de consumo com telemedição.

Para a Sabesp, esses acordos refletem a necessidade cada vez maior do intercâmbio de tecnologias e práticas entre as empresas de saneamento, com o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços e, com isso, atingir a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos para a população.

Principal empresa de saneamento da América Latina e a quinta maior do mundo, a Sabesp também vê nesses acordos a oportunidade de prestar seu serviço fora do estado de São Paulo. A cooperação com outras empresas tem, portanto, caráter estratégico, pois cria o ambiente propício para o desenvolvimento de parcerias e a colocação de novos produtos e serviços no mercado.

Da Secretaria de Saneamento e Energia / Sabesp