SP é pioneiro no uso da lousa digital em escolas públicas

Num toque de dedos, os professores podem mudar de página para ensinar os alunos

ter, 23/06/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

São Paulo será o primeiro Estado a utilizar lousas digitais nas escolas públicas.  O projeto piloto foi implantado em 26 escolas estaduais de Hortolândia, região administrativa de Campinas, e beneficiará cerca de 6.000 alunos de 150 turmas da 5ª série do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. 

As lousas digitais serão utilizadas durante as aulas de língua portuguesa e matemática – posteriormente também poderão ser usadas em outras disciplinas. Elas são fixadas na parede e funcionam como telões. Num toque de dedo os professores podem mudar de página para ensinar a matéria para os alunos.

Além das lousas digitais, as escolas receberam projetor para lousa, computador e impressora. Um software com o conteúdo do currículo da Secretaria e das disciplinas foi desenvolvido por profissionais da Universidade de São Paulo (USP).

Desde segunda-feira, 22, os 150 professores da cidade estão participando de um curso de capacitação para aprender a utilizar esses equipamentos. Eles também são orientados sobre como deve ser feita a exposição do conteúdo pedagógico das disciplinas com o auxilio das lousas digitais.

“Com a lousa digital os professores poderão utilizar recursos tecnológicos para enriquecer as aulas, tornando-as mais atrativas aos alunos. Os equipamentos, com acesso à internet, permitem que haja maior interatividade entre professores e alunos”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Para implantar a lousa digital, a Secretaria da Educação fechou parceria com a Dell Informática.