SP é pioneiro em implementação de Objetivos Sustentáveis da ONU

Em reunião com líderes mundiais, secretária estadual do Meio Ambiente afirma que o estado deu o primeiro passo para a implementação das ODS

qua, 30/09/2015 - 22h01 | Do Portal do Governo

Em reunião na ONU (Organização das Nações Unidas) com líderes mundiais no sábado (26), em Nova York, a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, afirmou que um consumidor melhor informado pode fazer melhores escolhas. O encontro internacional destacou o papel dos governos locais para ampliar produção e consumo sustentáveis.

“Esta é a chave para atingirmos o nosso objetivo para o meio ambiente”, disse. Em discurso, a secretária também citou compromissos com a dignidade humana, liberdades individuais, acesso à educação e informação de qualidade.

Durante a reunião, foram discutidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que seguem as diretrizes da Rio +20. Os ODS, com metas até 2030, substituíram em agosto deste ano a agenda dos Objetivos do Milênio (ODM).

São Paulo deu o primeiro passo para a implementação das ODS. “Tenho orgulho de dizer que o Estado de São Paulo assinou uma resolução no último dia 21 para elaborar a nossa estratégia de implementação subnacional”, afirmou a secretária. O documento foi assinado em audiência no Palácio dos Bandeirantes pelo secretário chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social Felipe Sigollo, além de Iglecias.

Para Ana Carolina Conde, chefe da Assessoria Internacional, o grupo vai trabalhar a agenda universal nas metas prioritárias do estado como a redução de carbono. “Estamos concentrando esforços para dar visibilidade e aumentar as ações do estado em cumprimento aos Objetivos Sustentáveis estabelecidos”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado