SP e MinC assinam acordo para implantar Programa Mais Cultura

Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, 21, no Palácio dos Banceirantes

sex, 21/12/2007 - 11h16 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h01

Os governos do estado e federal vão unir esforços para ampliar o acesso da população à cultura em São Paulo. Nestasexta-feira, 21, o governador José Serra, o secretário estadual da Cultura, João Sayad, e o ministro da Cultura Gilberto Gil assinaram, no Palácio dos Bandeirantes, acordo de cooperação para a implementação do programa Mais Cultura.

O programa tem como objetivo garantir o acesso aos bens culturais, promover a diversidade cultural e social, ampliar a oferta de equipamentos e espaços culturais e criar oportunidades de emprego e renda. O Mais Cultura prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010, em parceria com estados e municípios.

Pelo acordo, o Ministério da Cultura (MinC) será o responsável pela formulação de ações, identificação do público-alvo e utilização dos instrumentos legais para a viabilização do programa. Já o governo paulista deverá criar uma unidade de gestão responsável pelo planejamento, execução e monitoramento das ações do Mais Cultura. Além disso, será criado um Comitê de Acompanhamento e Gestão, formado por representantes indicados pelos governos federal, estadual, municipal e sociedade civil.

A parceria prevê que projetos e ações culturais desenvolvidos pelo estado poderão ser integrados ao programa federal. “O governo do estado já vem desenvolvendo várias ações que se enquadram no espírito desse programa”, afirmou Serra. Ele citou como exemplos os programas Virada Cultural, Fábricas de Cultura, Vá ao Cinema e as ações destinadas às bibliotecas escolares, como o incentivo a parcerias com empresas públicas e privadas para a reforma das instalações e ampliação do acervo, com livros doados pela Imprensa Oficial.

Segundo o ministro da Cultura, São Paulo é o terceiro estado a assinar o acordo para a implementação do programa. “O estado de São Paulo vem primando pelo interesse com a questão cultural. O Ministério da Cultura vem se somar a esses esforços”, afirmou.

Ações culturais paulistas

O programa paulista Virada Cultural oferece 24 horas de atividades culturais gratuitas à população. Entre as atrações, shows, filmes, concertos, dança, artes cênicas, visuais, circenses, e manifestações folclóricas. O programa começou na capital e, este ano, foi levado para o interior do estado.

Já o programa Fábricas de Cultura, lançado no último sábado, tem o objetivo de oferecer atividades culturais nas áreas de circo, dança, música e teatro para jovens com idade entre 14 e 19 anos, que vivem nos bairros mais pobres de São Paulo. Para isso, o governo do estado vai construir instalações em nove regiões da periferia da capital. “Esse programa aumenta a auto-estima e a confiança desses jovens. É realmente algo comovente, além de bonito e alegre”, destacou o governador.

O Vá ao Cinema consiste na distribuição de ingressos de filmes nacionais em escolas da rede pública do interior e litoral paulistas.

Cíntia Cury