SP divulga lista de classificados para o Acessa Escola

Resultado da prova para estágio nas salas de informática está no site da Fundap

sex, 17/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os 17.291 estudantes da rede estadual que, no dia 22 de maio, fizeram a prova do processo seletivo para estágio nas salas de informática do Acessa Escola já podem conferir a classificação no site da Fundap. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, o programa oferece vagas para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. A avaliação foi realizada nas 91 Diretorias de Ensino em todo o Estado de São Paulo.

Participam desse processo seletivo 3.449 escolas de ensino médio, da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. A relação das unidades com vagas está disponível no portal da Fundap. O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Dessa forma, não há número definido de vagas.

O Acessa Escola prevê contrato de estágio de no mínimo seis meses e de no máximo um ano, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. Eles serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do Acessa Escola, que permanecem abertas durante todo o dia nas instituições de ensino. A jornada de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã, tarde ou noite. Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Programa

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o Acessa Escola é um dos maiores programas de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. A iniciativa prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de ensino médio. A implantação do programa obedeceu a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Inicialmente, foi implantado em unidades da capital, depois na Grande São Paulo e no interior. Em 2010, o programa chegou a 3.213 escolas de todo o Estado, totalizando investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção e ampliação da capacidade de atendimento do Acessa Escola.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Educação