SP divulga estudo que vai orientar plano de qualificação

A previsão é de que cerca de 180 mil trabalhadores recebam treinamento até 2010

qua, 26/03/2008 - 8h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgam os resultados do Diagnóstico sobre a Qualificação do Emprego e Trabalho no Estado de São Paulo, estudo inédito sobre a demanda por mão-de-obra e por cursos de qualificação no Estado.

O diagnóstico é parte integrante do Programa Estadual de Qualificação Profissional, do governo paulista. A pesquisa foi encomendada pela Sert à Fundação Seade. Seus principais objetivos são indicar as reais necessidades do mercado de trabalho e orientar a oferta de cursos de qualificação e capacitação adequados e sintonizados com as vagas de emprego disponíveis nos municípios. Dessa forma, pode-se evitar o desperdício de dinheiro público com treinamentos desnecessários. A previsão é de que cerca de 180 mil trabalhadores sejam qualificados até 2010.

A pesquisa que deu origem ao diagnóstico foi feita em 2007, durante a Caravana do Trabalho. Técnicos da Seade e da Sert compareceram em 22 regiões do Estado, nas quais tiveram contato direto com a realidade de cada município. Foram levantadas as profissões mais solicitadas pelas empresas e captadas junto aos prefeitos as tendências e perspectivas do mercado de trabalho local. 

Construção civil – Há demanda por 159 mil vagas de cursos de qualificação. Essas e outras informações sobre cursos foram levantadas em 89 oficinas de trabalho em cidades com mais de 100 mil habitantes, sedes de região de governo ou de relevância estratégica na microrregião.

O diagnóstico aponta carência de pessoal qualificado para determinadas ocupações, o que constitui o “apagão da qualificação profissional”. É o caso da construção civil, em que sobram vagas e faltam profissionais preparados. Em 43 das 89 oficinas registrou-se a necessidade de oferecer cursos para qualificação ou requalificação de pedreiros – curso mais solicitado. Nesse setor estão as ocupações que mais cresceram em número de vagas, o que comprova o boom da construção civil.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional visa a aumentar e melhorar a empregabilidade dos trabalhadores paulistas e formalizar o mercado. Com o diagnóstico, será possível saber quanto investir em qualificação e onde aplicar os recursos do orçamento do Estado e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A pesquisa identificou que 525 municípios dispõem de alguma unidade de atendimento a trabalhadores e  empresas – como os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), Centros de Atendimento ao Trabalhador (CATs), Balcões de Emprego e Centros Públicos de Atendimento. 

Da Agência Imprensa Oficial