SP discute transferência de tecnologia com Japão

Troca de conhecimentos será na área de nanotecnologia para a indústria automobilística

ter, 19/08/2008 - 19h52 | Do Portal do Governo

A transferência de conhecimento na área de nanotecnologia para a indústria automobilística entre São Paulo e a província japonesa de Mie dominou a pauta do encontro entre o governador em exercício Alberto Goldman e o governador Akihiko Noro, nesta terça-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes.

A idéia inicial é que os técnicos japoneses participem de reuniões com os especialistas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que receberá investimentos do governo estadual para construção do Centro Paulista de Nanotecnologia.

“A Toyota anunciou recentemente que vai investir cerca de US$ 1 bilhão em mais uma unidade em São Paulo. A própria Honda vem aumentando seus investimentos com ampliação da fábrica paulista. São veículos de alta qualidade que foram consagrados pelo mercado brasileiro”, comentou Goldman.

Festival de cultura

Além do intercâmbio com a troca de conhecimento, Akihiko convidou estudantes da rede estadual para embarcarem rumo a Ásia, onde representarão o Brasil no Festival Nacional Cultural de Alunos do Ensino Médio Japonês, previsto para o segundo semestre de 2009.

A escola escolhida é a Jornalista Wandyck Freitas, de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. A unidade foi selecionada pela Secretaria da Educação e pela prefeitura de Taboão. Iniciado em 1977, o festival ainda não recebeu representantes de outro continente. Todas as despesas dos alunos e professores brasileiros serão custeadas pelo governo japonês. Apesar das festividades acontecerem apenas no próximo ano, os ensaios já começaram e acontecem todas as semanas, durante as aulas de artes da escola.

“Além de ser motivo de grande orgulho para a rede de ensino paulista, há um fator de intercâmbio cultural fantástico que propicia um aprendizado riquíssimo aos alunos”, conclui a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A cultura japonesa e as particularidades de Mie também são descobertas pelos alunos da escola durante as aulas das demais disciplinas. “Todos os cerca de mil alunos estão envolvidos no projeto. Todas as disciplinas estão discutindo assuntos relacionados ao povo japonês durante as aulas”, afirma a dirigente de Ensino de Taboão da Serra, Maria das Mercês Martins Bighetti.

Brasileiros em Mie

A província de Mie, uma das 47 do Japão, concentra hoje 40% dos brasileiros que vivem em seu território. “Temos pelo menos 20 mil brasileiros que ajudam a consolidar o crescimento de nossa província. Eles atuam em grandes empresas como na área de robótica da Mistubishi e na área de cristais líquido da Sharp”, informou Akihiko.

Segundo ele, as escolas da rede que ensinam o português começam a receber subsídio da Província para custear uma parte dos estudos dos dekasseguis. “É uma forma de reconhecermos a importância desses brasileiros na nossa economia”, completou o governador.

Cleber Mata

(I.P.)