SP discute mercado do etanol com o Japão

Objetivo é ampliar as relações comerciais e participar da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil

qui, 17/04/2008 - 17h31 | Do Portal do Governo

A capacidade paulista de produção de etanol será uma das pautas do encontro entre o secretário da Agricultura, João Sampaio, e empresários japoneses durante missão liderada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Alberto Goldman. A comitiva parte rumo ao país do Ásia nesta quinta-feira, 17, e contará também com a presença do secretário de de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, além de cerca de 70 empresários, representantes de 36 indústrias. O objetivo é ampliar as relações comerciais e participar da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil.

O secretário João Sampaio discutirá a ampliação do mercado local para carnes e frutas, além da abertura para o etanol produzido em São Paulo. Na agenda oficial de 21 de abril (segunda-feira), está uma reunião no Banco Internacional de Cooperação do Japão (JBIC). Em 22 de abril, encontro com membros do Ministério da Agricultura daquele país para discutir a intensificação do comércio de carnes, principalmente a bovina e de frango, além da apresentação do sistema de defesa sanitária paulista, incluindo debates sobre imposições sanitárias na área de frutas.

Na tarde do dia 23 de abril, o secretário participa de workshop sobre o agronegócio sucroalcooleiro promovido pela Fiesp e destinado a empresários japoneses. No dia 24, haverá cerimônia oficial do Centenário da Imigração Japonesa. A Secretaria de Agricultura organiza um série de ações, exposições e seminários temáticos neste ano para mostrar a influência dos japoneses no desenvolvimento da agricultura.

João Sampaio destaca que o comércio do agronegócio entre os dois países ainda é pequeno devido às dificuldades dentro de acordos bilaterais sanitários e fitossanitários. Na área de carnes, o Japão só importa carne bovina e suína procedente de áreas reconhecidas como livres de aftosa sem vacinação. São Paulo, apesar de não registrar a doença há 12 anos, perdeu o status de área livre com vacinação desde os casos de aftosa registrados em Mato Grosso do Sul e Paraná, em outubro de 2005.

Para frutas, o produto mais exportado ainda é suco de laranja. No caso das frutas de mesa, medidas fitossanitárias e de quarentena impostas pelo Japão limitam as vendas, atingindo principalmente manga, laranja, mamão, melão, melancia e tomate. No etanol, as negociações ainda engatinham, apesar dos esforços do Governo e da iniciativa privada.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.M.