SP discute criação de selo de qualidade para pecuária de corte

O grupo reúne representantes da SAA, de universidades e outras entidades do setor

qua, 17/12/2008 - 10h12 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Codeagro/SAA) criou um grupo de trabalho para propor normas técnicas para a pecuária bovina e definir padrões mínimos de qualidade. O grupo reúne representantes do gabinete e das coordenadorias da SAA, de universidades e outras entidades ligadas ao setor.

Na primeira reunião, no último dia 5, o grupo decidiu que a prioridade será para a certificação da unidade de produção de pecuária bovina de corte na fase inicial dos trabalhos, numa congruência com o programa “Risco Sanitário Zero”.

Isso o diferencia dos selos já existentes no programa “Produto de São Paulo” (café, cachaça, suíno, algodão e carvão vegetal), também conduzido pela Codeagro, mais focados no produto em si, conforme o pesquisador, secretário-geral das câmaras setoriais e coordenador do grupo, Nelson Staudt.

“A intenção da SAA é que esse grupo de trabalho proponha uma norma que estabeleça os requisitos mínimos para que uma propriedade rural de bovinos possa desenvolver as boas práticas, visando atender às questões sanitárias e de qualidade que São Paulo estabelecerá como padrão paulista”, esclareceu Staudt. O trabalho será estendido à pecuária de leite e outros setores da produção animal.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento