SP desenvolve projeto de uso da seringueira para fabricar móveis

A madeira é uma excelente matéria-prima para a confecção de mobiliário; países asiáticos já mantêm prática

seg, 18/05/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Responsável por cerca de 50% da produção nacional, o Estado de São Paulo é o maior fornecedor de borracha natural do país. O Polo da Borracha está localizado na região noroeste, onde também se localizam os polos moveleiros de Votuporanga e Mirassol. A partir dessas duas constatações, o Instituto Florestal, instituição vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, desenvolveu o projeto “Disponibilidade da madeira da seringueira como matéria-prima para a confecção do mobiliário no Estado de São Paulo”.  

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). A madeira da seringueira pode ser utilizada na fabricação de móveis residenciais, de escritórios, escolares, médico-hospitalares, restaurantes, hotéis e similares, além de forros e escadas.

Segundo a equipe de especialistas do instituto, será elaborado um levantamento que mostrará a quantidade e características da madeira, além da produção necessária para garantir o abastecimento industrial.  

O uso da seringueira para a produção de móveis já é bastante difundido em diversos países asiáticos como Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas. A Malásia, por exemplo, fatura cerca de US$ 1 bilhão por ano com a exportação de móveis. O Vietnã desenvolve um programa que pretende alcançar U$ 4 bilhões em exportações num período de cinco anos.