SP dá um importante passo para criar o Museu Rei Pelé

Serra encaminhou à Assembléia na quarta-feira, 7, Projeto de Lei autorizando doação de imóveis para abrigá-lo

qui, 08/11/2007 - 14h55 | Do Portal do Governo

O governador José Serra encaminhou À Assembléia Legislativa na quarta-feira, 7, Projeto de Lei autorizando a doação, pelo Estado, de três imóveis, conhecidos como “Casarões do Valongo”, à prefeitura de Santos para instalação do Museu Rei Pelé.  Essa é uma importante etapa para concretização do projeto, pois, com a posse da área, a prefeitura de Santos poderá dar início aos trabalhos de reforma e recuperação do espaço que tem quase 1.900 metros quadrados.

O antigo Casarão do Valongo, construído em 1865, fica no centro histórico de Santos e já foi sede da Prefeitura. A restauração prevê investimentos de R$ 16 milhões, que serão captados com o apoio do próprio Pelé, além da busca de incentivos da Lei Rouanet.

O prédio terá as fachadas restauradas e em seu interior serão erguidos três blocos, em projeto moderno e atraente. No central, com 550 metros quadrados, haverá espaço para duas lojas, café e sanitários. No bloco 1, de 1.405 metros quadrados, estarão área para exposições temporárias, auditório para exibição de filmes e documentários sobre a carreira de Pelé e o setor administrativo do museu.

O acervo ficará no bloco 2, com 1.232 metros quadrados, contendo objetos pessoais, fotos, filmes e troféus. Hoje, as peças encontram-se distribuídas na Alemanha, Emirados Árabes e na própria residência do ex-jogador, em Guarujá.

Acervo

No Museu Rei Pelé, o público poderá ver de perto camisas de clássicos da década de 60 entre Santos e Corinthians, entre as quais a do confronto de dezembro de 1958, quando os santistas bateram os corintianos por 6 x 1 com quatro gols de Pelé.

Outra preciosidade a ser armazenada no Museu Rei Pelé será a camisa da primeira partida que ele disputou pela seleção canarinho na Copa do México de 70 quando o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4 x 1, com dois gols de Jairzinho, um de Pelé e um de Rivelino.

Haverá ainda chuteiras, troféus, e calções usados por Pelé nos jogos das quatro copas disputadas pelo atacante: Suécia 1958, Chile 1962, Inglaterra 1966 e México 1970.

Silvana Martinucci

(I.P.)