SP cria Webtransplante

Sistema pioneiro permite atualização on-line de dados de pacientes em lista de espera

ter, 18/09/2007 - 10h07 | Do Portal do Governo

Segurança, transparência, credibilidade e rapidez. Cerca de 400 profissionais que atuam na área de transplantes de órgãos no Estado de São Paulo agora podem usar a Tecnologia da Informação para inserir e atualizar dados sobre pacientes em lista de espera e pessoas já transplantadas, 24 horas por dia, de qualquer canto do planeta, eliminando papéis, erros e extravio de documentos.

Pioneiro no país, o sistema de Webtransplante da Secretaria de Estado da Saúde reduziu em cerca de 80% o envio de documentos em papel no último ano. A ferramenta, utilizada pela Central de Transplantes do Estado, equipes transplantadoras, laboratórios de histocompatibilidade e centros de diálise, foi desenvolvida pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Diariamente são cerca de 300 acessos para inscrição de novos pacientes, atualização de exames, confirmação de transplantes realizados e evolução do paciente transplantado após três meses, seis meses e um ano da cirurgia. Os laboratórios, por exemplo, podem atualizar regularmente dados como amostras de sangue dos pacientes que aguardam por transplantes de rim e pâncreas.

Para ter acesso ao sistema cada profissional de saúde possui login e senha, além de cartão de segurança, podendo realizar a entrada de dados de qualquer local onde haja computador. Todos os acessos são registrados e monitorados pela Central de Transplantes, que tem total controle das informações.

“É uma verdadeira revolução no sistema de dados de sobre doações de órgãos, garantindo a necessária velocidade das informações, com atualização imediata”, afirma o coordenador da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Augusto Pereira.

Os pacientes que aguardam por um transplante no Estado também podem checar suas informações na página da Secretaria. Os usuários, que possuem um número de registro na Central, têm acesso a dados como posição na lista de espera, data da inscrição, grupo sanguíneo, equipe médica responsável e hospital em que realizará o transplante.

Secretaria de Estado da Saúde

(S.M.)