SP cria material para crianças com AIDS compreenderem a doença

Kit contém caixas de medicamentos, estetoscópio e miniaturas de pessoas e alimentos, entre outros itens que remetem à doença ou ao tratamento

qui, 04/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Tratamento (CRT)/AIDS de São Paulo, da Secretaria da Saúde, desenvolveu um kit para humanizar o momento da revelação, para crianças com Aids, de que elas são portadoras do vírus HIV. O “Kit Revelação Diagnóstica” é composto por materiais cuidadosamente escolhidos, incluindo alguns brinquedos, que facilitam a compreensão, por parte das crianças, sobre a doença e sobre a importância do tratamento.

Em muitos casos, as crianças soropositivas foram contaminadas pela mãe, por meio da transmissão vertical. Dessa forma, desde muito pequenas já são obrigadas a conviver com a necessidade de medicação constante, ainda que não saibam a razão.

O kit contém materiais que remetem a situações relacionadas à doença ou ao tratamento. São caixas de medicamentos, estetoscópio, miniaturas de pessoas e alimentos, “carinhas” com expressão de sentimentos e objetos simbolizando o vírus HIV, a doença, religiosidade, entre outros.

O paciente é convidado a retirar os objetos da maleta e comentar o que sente. “Como a abordagem não é direta, o paciente se sente mais livre para expressar o que está sentindo ou algo que possa estar atrapalhando o tratamento”, afirma a coordenadora do projeto, Tânia Regina Côrrea de Souza.

A experiência do CRT tem demonstrado que os pequenos pacientes conseguem compreender com mais facilidade sua doença na medida em que visualizam, por meio dos brinquedos, os mecanismos de ação tanto do HIV quanto dos medicamentos.

Da Secretaria da Saúde