SP cria mais de 9.500 vagas de ensino técnico e tecnológico

Os números foram anunciados pelo governador José Serra nesta terça-feira, 13, na capital ao inaugurar a Etec das Artes

ter, 13/05/2008 - 15h56 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h17

O governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 13, os primeiros resultados do Programa de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. Criado no início de 2007, o programa tem como objetivos dobrar o número de Fatecs (de 26 para 52) e aumentar em 100 mil o número de matrículas nas Etecs (de 77 mil para 177 mil) até 2010.

De acordo com o balanço apresentado hoje, para o segundo semestre deste ano foram criadas mais de 6.500 vagas nas Etecs, o que representou um crescimento de 22,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Nas Fatecs o salto foi ainda maior: mais de 3 mil novas vagas foram abertas nos cursos tecnológicos para o segundo semestre deste ano, um crescimento de 72% em relação ao primeiro semestre de 2007. “Esses números mostram a rapidez com que estamos perseguindo as nossas metas”, afirmou o governador José Serra.

Etec das artes

O anúncio ocorreu durante a inauguração do prédio que abrigará a nova Etec de Artes, no Parque da Juventude, zona norte da capital, onde funcionou o complexo penitenciário do Carandiru. “Inicialmente a unidade vai oferecer cursos técnicos de música e dança e, no próximo ano, teremos cursos de apoio a espetáculos como iluminação, figurino e maquiagem”, adiantou Serra. Ele afirmou que a grade dos cursos tem sido feita em parceria com a Fundação Padre Anchieta. “Os cursos técnicos garantem mais emprego em menos tempo na sala de aula e mais especialização profissional”, afirmou Serra.

Já o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, reiterou que os cursos criados estão em sintonia com a demanda da economia paulista e abrem espaço para o fortalecimento do Estado no cenário internacional. “O plano de expansão foi criado a partir da análise da situação da economia paulista que apontou a necessidade de formação de mão-de-obra. Esse processo é fundamental para que o Estado de São Paulo entre no processo de competitividade, principalmente dos produtos que vendem no exterior”, frisou Goldman.

Plano de carreira

Na ocasião, o governador também sancionou a lei que cria o Plano de Carreiras dos Servidores Docentes e Técnicos Administrativos do Centro Paula Souza, autarquia que coordena as Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia).

Serra destacou que a iniciativa tem três objetivos: permitir, com a expansão, o crescimento ordenado da autarquia; melhorar a qualidade dos cursos oferecidos; e garantir o reajuste dos funcionários. “É legítimo que os funcionários reivindiquem e por isso estamos dando um reajuste médio da hora-aula de 49%”, frisou Serra. Além disso, com o plano, o governo estadual corrige uma distorção no salário dos técnicos administrativos com base no tempo de serviço. “O salário desses técnicos será corrigido entre 10% a 40%”, afirmou Serra. O aumento é retroativo a 1º de abril

O Plano foi enviado à Assembléia Legislativa em março e aprovado no último dia 16, com o propósito de garantir a reconhecida qualidade de ensino nas Etecs e Fatecs. A partir da sanção, a lei cria 22.053 cargos públicos para docentes, auxiliares de magistério e técnicos administrativos, determina os pré-requisitos para o preenchimento desses cargos, incorpora gratificações e cria reajuste de acordo com o tempo de serviço para o pessoal administrativo. Os novos funcionários vão se somar aos 9.391 que hoje compõem o quadro do Centro Paula Souza.

O preenchimento da maior parte dos cargos será feito por meio de concurso. “Vamos contratar uma empresa especializada para iniciar o processo de concurso urgentemente. Em breve, realizaremos esse concurso”, informou a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Segundo ela, um mapeamento foi concluído e apontou a necessidade de cada unidade do Centro Paula Souza em todo Estado.

Campeãs do Enem

Antes de deixar a zona norte, Serra prestou homenagem às Etecs que obtiveram melhor desempenho no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na prova, dez escolas técnicas da capital ficaram entre as 100 melhores instituições públicas e privadas, e 59 municípios do interior tiveram uma Etec em primeiro lugar. Três ex-alunas de Etecs que conquistaram primeiros lugares na Fuvest também foram homenageadas.

O governador encerrou o evento com a entrega de 35 veículos para todas as Etecs agrícolas. Os carros serão usados no transporte de alunos em visitas técnicas, apoio ao escoamento da produção da unidade e para compra de insumos.

Manoel Schlindwein e Cleber Mata com Centro Paula Souza

(I.P.)