SP cria laboratório para aproximar visitantes da ciência

Centro interativo da Estação Ciência da USP apresenta mundo microscópico das células

dom, 07/06/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Um espaço de 40 metros quadrados, equipado com microscópios, lupas, materiais para estudo da célula e telões de plasma interligados aos equipamentos. Essa é a estrutura que o Laboratório Biologia Celular da Estação Ciência vai oferecer aos visitantes a partir de 25 de junho.

Mais do que um simples espaço físico, o local é uma área em que serão desenvolvidas atividades educacionais e lúdicas, responsáveis por facilitar o aprendizado do mundo microscópico.

A visitação poderá ser feita em grupos ou individualmente. Para grupos, basta fazer o agendamento da visita e incluir o Laboratório no roteiro. Já para o público espontâneo, haverá sessões em diversos horários dos finais de semana. Apesar de a Estação Ciência como um todo ter classificação etária livre, para participar das atividades do Laboratório é necessário ter a partir de 11 anos. As sessões, tanto para escolas como para o público espontâneo, têm a duração de uma hora.

“O ensino-aprendizagem do conceito de célula é um desafio para professores e pesquisadores envolvidos com a educação em ciências, pois incluem processos e entidades que são invisíveis a olho nu”, afirma a professora Eliana Dessen, do departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP e coordenadora geral do projeto na Estação Ciência.

A Estação Ciência funciona de terça a sexta das 8h às 18h, e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h. Os ingressos custam R$ 2 – menores de 6 anos e maiores de 60 não pagam. No primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês a entrada é grátis para todos. Grupos acima de 15 pessoas devem agendar visita pelo telefone.

Serviço: 

Estação Ciência – novo Laboratório de Biologia Celular
Data: a partir de 25/06 
Horários: 3ª a 6ª das 8h às 18h; finais de semana e feriados das 9h às 18h
Ingressos: R$ 2. Isentos: menores de 6 e maiores de 60 anos. Grátis para todos: primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
Classificação etária do Laboratório: 11 anos
Duração das sessões: 1h
Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
Informações para visitação: www.eciencia.usp.br ou (11) 3673 7022
Agendamento de grupos e escolas: (11) 3675 6889 e 3672 5364