SP cria hotsite do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano

Internauta pode simular tempo de viagem com novas ampliações

sáb, 22/08/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 24 de agosto às 16h50

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos lançou o hotsite oficial do Expansão SP (www.planodeexpansaosp.com.br) – maior projeto de transporte público já realizado no Brasil. Até 2010, serão R$ 20 bilhões em investimentos do Governo de São Paulo no Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e na EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que vaõ resultar em viagens mais seguras, rápidas e confortáveis.

Uma das novidades online é a “Calculadora de Tempo”, que permite ao usuário da rede metro-ferroviária conferir quanto tempo ele ganhará no seu dia-a-dia com as obras e as melhorias promovidas pelo Expansão SP até 2010. Por exemplo, selecionando o trajeto Butantã-Luz (ida e volta), a calculadora mostra que serão 90 minutos a menos de viagem, pois o percurso, que atualmente leva duas horas, será realizado em apenas meia hora com a inauguração da Linha-4 Amarela do Metrô.

hotsite também inova com o “Simulador de Trajeto”, que reproduz como será, em 2014, o percurso mais simples e rápido entre dois pontos utilizando os sistemas do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP. Já as galerias de fotos e vídeos ajudam o internauta a entender a complexidade do trabalho de ampliação e integração do transporte público. Em destaque, os vídeos dos bastidores do Expansão SP, como os que mostram o passo-a-passo das escavações do megatatuzão na Linha-4 Amarela e o translado do primeiro novo trem, da fábrica para os trilhos do Metrô.

Ao acessar o site, ainda é possível acompanhar o andamento das obras e as etapas cumpridas do Expansão SP, como a entrega de dez novas estações, 17 novos trens e outros 29 reformados. Além disso, há dados atualizados sobre as ações em cada linha do Metrô e da CPTM assim como no transporte por ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Plano de Expansão

Até 2010, o Expansão SP receberá R$ 20 bilhões do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, para o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km sob a forma de metrô da superfície (CPTM). Nas três regiões metropolitanas, a EMTU/SP implantará 91 km de corredores de ônibus.

Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de controle de tráfego. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metro-ferroviário, nas três regiões metropolitanas (São Paulo, Santos e Campinas), aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos