SP cria gabinete estratégico de segurança na Baixada

Gamesp tem como objetivo integrar ações de combate ao crime na região

seg, 15/07/2013 - 18h29 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo criou nesta segunda-feira, 15, o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública na Baixada Santista. É o terceiro Gamesp do Estado (depois do Vale do Paraíba e da Região Metropolitana de Campinas). O objetivo do gabinete é integrar ações estratégicas para combater o crime na região.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O gabinete é composto por integrantes da Secretaria de Segurança Pública e representantes das polícias Civil, Militar, Federal, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade civil. As nove prefeituras da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguà, Itanhaém e Peruíbe) também participam do Gamesp.

“Temos que atacar as causas da violência, e não apenas os efeitos. Os efeitos, combatemos com uma polícia motivada, preparada e com tecnologia de ponta. As causas, combatemos com políticas públicas através de oportunidades sociais que impeçam a geração da violência”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. “O Gamesp entra nesse quesito, pois contribuirá com as polícias para reduzir a violência e criminalidade por meio de iniciativas sociais”, completou.

Na implantação do Gamesp, Grella já anunciou que o Estado vai estudar um sistema de videomonitoramento nas nove cidades da Baixada e também no Vale do Ribeira. “O uso da tecnologia para a área de segurança tornará mais efetivo o trabalho policial nas regiões”, disse. Além da Secretaria de Segurança, participarão do estudo a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A.) e a Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista).

Do Portal do Governo do Estado