SP cria delegacia especializada em roubos e furtos a condomínios

Delegacia vai centralizar os flagrantes de roubos com prisões em conjuntos residenciais

sáb, 22/08/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 24 de agosto às 17h05

A partir de agora, os roubos e furtos a condomínios serão investigados por uma delegacia especializada. A novidade foi apresentada pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, na última quarta-feira, 19. A implantação dessa delegacia é a primeira medida de um novo Grupo de Trabalho (GT), criado no início de junho, para prevenir e reprimir esse tipo de crime. O GT, como é conhecido, é coordenado por Waldomiro Pompiani Milanesi, chefe da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Dccp), do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). 

Com a nova medida, a 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio passa a centralizar todos os flagrantes de roubos com prisões em conjuntos residenciais e as demais investigações. Nas ocorrências sem prisões em flagrante, a delegacia responsável pelo registro –  geralmente a mais próxima do local do crime – deverá repassar as informações à unidade especializada do Deic, que vai realizar investigações ao mesmo tempo em que a polícia territorial faz sua apuração.

Atualmente, a 4ª Delegacia da Dccp conta com 35 policiais civis em seu quadro – 30 investigadores e cinco escrivães. Geralmente, a unidade atende a casos de usurpação, de apropriação indébita e de furtos e, há 15 dias, passou a ser responsável também pelas investigações sobre os crimes em condomínios. 

Neste ano, foram registrados 32 assaltos a conjuntos residenciais no Estado e seis deles foram solucionados. Segundo Ferreira Pinto, “o atendimento especializado foi determinado justamente para aumentar esse índice de esclarecimento.” 

O Grupo de Trabalho já se reuniu três vezes com o Sindicato de Habitação (Secovi), que congrega 40 mil condomínios no Estado. Os encontros vão definir as medidas para redução, prevenção e repressão aos roubos em condomínios. Milanesi, inclusive, já propôs uma alteração no Registro Digital de Ocorrências (RDO). A idéia é criar um campo específico no sistema para roubos em condomínios, que hoje são enquadrados como roubos a residências. 

Jardins terá nova bse móvel da PM  

Para atender aos pedidos da Associação “Ame Jardins”, que solicitou medidas para melhorar a qualidade de vida do bairro, o secretário Ferreira Pinto anunciou a instalação de uma base móvel da Polícia Militar na região. “Vamos enviar uma das novas bases, que estão sendo compradas pelo Governo, para um dos mais importantes cruzamentos do bairro”, disse. No total, serão dez novas bases desse tipo instaladas em todo o Estado. A expectativa é de que as aquisições sejam realizadas até dezembro deste ano. 

Além dessa medida, Ferreira Pinto adiantou que deve reativar um serviço específico da Polícia Civil para aperfeiçoar o combate aos “flanelinhas”, que causam constrangimentos a pessoas que querem estacionar seus veículos em locais públicos. 

Esse reforço na segurança é uma garantia permanente de combate ao crime em São Paulo. Segundo Ferreira Pinto, “o Estado não pode agir com timidez frente ao crime”. Entre outras medidas, ele garantiu, por exemplo, que a Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) deve ser usada em sua plenitude.

O secretário de Segurança Pública informou ainda que vem dando prioridade no combate aos crimes contra o patrimônio, como roubo, furto e sequestro. Entre outras medidas, os policiais civis foram deslocados de campos especializados para as delegacias especializadas a fim de melhorar o atendimento à população nos distritos e as investigações. O efetivo da Polícia Militar foi reforçado. Desde março, foram empossados 3.217 novos PMs. 

Da Secretaria de Segurança Pública