SP cria centro especializado para seringueira

Estado é o maior produtor de borracha natural do País, respondendo por 54% da produção nacional

qui, 05/12/2013 - 10h02 | Do Portal do Governo

O cultivo de seringueira no Estado de São Paulo acaba de ganhar um Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Seringueira e Sistemas Agroflorestais, vinculado ao IAC (Instituto Agronômico). O governador Geraldo Alckmin assinou o decreto na quarta-feira, 4, que visa apoiar os produtores e promover o desenvolvimento do setor.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O decreto transforma o Polo Regional de Votuporanga, da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) nesse centro avançado. São Paulo é o maior produtor de borracha natural do País, e responde por 54% da produção nacional. O Estado possui 95 mil hectares plantados com seringueira.

Localizado em região produtora estratégica para o Estado, o Centro Avançado será referência para o setor ao concentrar o trabalho de melhoramento genético, desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, adubação, otimização de produção, estudo de pragas e doenças, utilização da seringueira em sistemas integrados de produção (como ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), aproveitamento de árvores antigas para indústria moveleira, entre outros.

A unidade será ponto estratégico e de referência para o Projeto Seringueira do Instituto Agronômico, que já lançou 15 novos clones. A série é 40% mais produtiva do que o material plantado no Estado de São Paulo. Os clones começam a produzir látex em 5 anos, quando o comum são 7 anos. Há clones IAC com dupla aptidão, ou seja, desenvolvidos para a produção de borracha e madeira, que são duas matérias-primas importantes, com demanda cada vez maior.

Do Portal do Governo do Estado