SP convoca voluntárias para doação de leite humano

Queda nas doações nos dois primeiros meses do ano pode chegar a 50%

ter, 25/01/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Após o período de festas e nos meses de férias, os estoques dos bancos de leite humano costumam apresentar queda. Em 2010, por exemplo, o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, principal centro estadual de referencia para bancos de leite humano, apresentou queda de 50% no total de litros coletados em janeiro e fevereiro.

Para evitar que a situação se repita este ano, a Secretaria da Saúde convoca mães que estão em fase de amamentação para doarem o leite excedente. Em média, são coletados nos bancos paulistas cerca de 1,5 mil litros de leite por mês. O ideal seria o quase o dobro dessa quantidade.

São Paulo é o Estado que tem o maior número de bancos de leite humano, com quase 50 centros especializados. A lista completa das unidades pode ser consultada aqui

Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. Ao procurar um dos bancos de leite, é realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para recolhimento do leite. A mãe doadora deve retirar o leite excedente uma vez ao dia e armazená-lo segundo orientações da equipe do banco de leite.

“Além de auxiliar as crianças que precisam, a doação beneficia também a mãe doadora, reduzindo o risco de câncer de mama e ovários e de osteoporose”, explica a coordenadora do banco de leite humano do Leonor Mendes de Barros, Maria José Guardia Mattar.

Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído aos bebês prematuros e outras crianças clinicamente impossibilitadas de receber leite do seio materno.

Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou entrar em contato com o Centro de Referência de São Paulo, pelo telefone (11) 2692-4068 ou 2292-4188, ramal: 256. No interior as interessadas podem obter mais informações pelo telefone (16) 3610-2649.

Da Secretaria da Saúde