SP convoca mães para garantir estoques de leite humano nos hospitais

Com período de Ano Novo e férias, doações chegam a cair até 50%

ter, 27/12/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde decidiu fazer um alerta para que as mães em período de amamentação não deixem de doar leite humano neste período de festas. Os estoques de leite, que são utilizados para alimentar bebês prematuros internados, chegam a cair até 50% em razão das festas e das férias.

Segundo Andrea Penha Spínola Fernandes, coordenadora do banco de leite da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, o consumo médio de leite no hospital é de 140 litros por mês, mas, em dezembro, por enquanto, a quantidade de doações não ultrapassou os 60 litros.

“A doadora vai para as festas, mas não deve esquecer que tem sempre um bebezinho que precisa dela. É muito importante que a doação não pare porque para esses recém-nascidos não existe feriado”, disse Andrea.

Ela afirma que, atendendo a algumas regras, qualquer mulher que tem sobra de leite materno pode colaborar muito com o banco de leite. O leite materno é fundamental para que as crianças prematuras se desenvolvam e ganhem resistência à doenças.

O alimento é considerado ideal por ter a qualidade e a concentração adequada de nutrientes para os recém-nascidos. Normalmente, as mães dos bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, pois o bebê não tem condições de sugar, e por fatores emocionais, já que seus filhos estão internados.

Como funciona a doação

Pode ser doadora toda mulher que esteja amamentando seu filho exclusivamente com leite materno e que ainda assim apresente sobra do alimento. As doadoras ainda precisam estar saudáveis e não podem estar consumindo medicamentos.

Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e, além de oferecerem orientação para a melhor forma de ordenha e armazenamento do leite, também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e na recuperação da forma física. Existem 53 bancos de leite em todo o Estado de São Paulo. A lista completa pode ser consultada no site http://www.redeblh.fiocruz.br, por meio do link “Encontre o BLH mais próximo de você”. 

Da Secretaria da Saúde