SP convoca mães para doarem leite durante o inverno

Bancos de leite estaduais têm redução de doadoras nos meses de férias escolares e com o clima mais frio

seg, 30/07/2012 - 12h22 | Do Portal do Governo

Em meio às comemorações ao Dia Mundial de Aleitamento Materno, no dia 1º de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde convoca as mães paulistas para doarem leite às maternidades e Bancos de Leite estaduais.

Durante os períodos de férias e inverno há uma grande queda no número de doadoras de leite. Em algumas unidades, durante o período de férias a queda é de até 55% em relação aos demais meses do ano. Já durante o inverno o número de doações diminui em cerca de 10%. 

Como doar

Pode ser doadora toda mulher que estiver amamentando seu filho e tiver sobra do alimento. Deve-se procurar o banco de leite mais próximo de sua residência. As doadoras precisam estar saudáveis e não podem estar consumindo medicamentos.

Muitos bancos de leite oferecem serviço de busca em domicílio, e para isso, prestam às mães orientação de ordenha e armazenamento do leite. A lista completa dos bancos de leite pode ser consultada no site www.redeblh.fiocruz.br, por meio do link “Encontre o BLH mais próximo de você”. 

O objetivo dos bancos de leite estaduais é garantir o aleitamento materno a todos os recém-nascidos, incluindo os internados em unidades neonatais e filhos de mães impossibilitadas de amamentar. São os bancos que armazenam o leite de doadoras, fazem a coleta e ensinam sobre a importância da amamentação.

Do Portal do Governo do Estado