SP convoca doadores para manter estoques de sangue

Em novembro, banco da Fundação Pró-Sangue ficou 15% abaixo do ideal

qui, 09/12/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde decidiu fazer um alerta e convocar a população paulista para que doem sangue antes do Natal e Ano Novo. O objetivo é garantir os estoques nos hospitais para o período de festas, quando há grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, principalmente em razão de acidentes.

Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 70 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 40%. A Fundação Pró-Sangue, por exemplo, começou a sentir os efeitos já em novembro. Foram coletadas em torno de 10,6 mil bolsas, 15% a menos do que normalmente arrecada. A unidade, ligada à Secretaria da Saúde, abastece 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. “A solidariedade é fundamental para evitar a redução dos estoques de sangue durante as festas de final de ano. Por isso solicitamos que, antes de viajar, os paulistas compareçam a um posto de coleta e ajudem a manter o nível dos hemocentros e o abastecimento dos hospitais”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede estadual.

Posto reaberto
A Fundação Pró-Sangue acaba de reabrir seu posto de coleta do Mandaqui, na zona norte da capital paulista, que passou por reforma. Agora a unidade tem capacidade operacional de atendimento a mil doadores por mês.

O posto de coleta Mandaqui atende aos doadores da região de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O endereço é rua Voluntários da Pátria, 4.227, Santana. Mais informações pelo Alô Pró-Sangue, no 0800 55 0300.

Da Secretaria da Saúde