SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

Depois de imunizado, doador tem de esperar 30 dias para voltar a contribuir com os bancos de sangue

sáb, 09/08/2008 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está convocando potenciais doadores para que façam uma doação de sangue nestes primeiros dias de agosto. Isto porque no próximo dia 9 de agosto até 12 de setembro terá início uma mega campanha de vacinação contra a rubéola em todo o Estado destinada a adultos entre 20 e 39 anos e, depois de imunizados, o doador tem de esperar 30 dias para voltar a contribuir com os bancos de sangue.

O receio da Secretaria de Estado da Saúde é que a queda estimada em 30% já detectada nos meses de inverno e férias seja ainda maior com o início da vacinação.

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola será realizada entre os dias 9 de agosto e 12 de setembro e todas as pessoas entre 20 e 39 anos de idade, independentemente do sexo, deverão ser vacinadas. A imunização será gratuita e tem como objetivo erradicar a doença do país. Os meses de inverno concentram as maiores quedas em doações de sangue do ano.

A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde é de que, neste período, as doações caem, em média, 30%. Isso porque, com o frio as pessoas estão menos dispostas a sair de casa e não se sentem motivadas a doar. Por isso, em junho a secretaria lançou uma campanha estadual com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação regular, que é um procedimento completamente seguro e pode ajudar a salvar vidas.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Quem precisar tomar alguma vacina não poderá doar sangue no período de quatro semanas após a imunização. Portanto é importante que a pessoa se programe para fazer a doação antes da vacinação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br

Secretaria da Saúde

(C.C.)