SP conta com Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses

Objetivo é monitorar a presença do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo vetor

sex, 20/05/2016 - 12h23 | Do Portal do Governo

Na luta contra o Aedes aegypti, o Governo do Estado de São Paulo criou uma sala especial, em 2015, para monitorar a presença do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya no estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo vetor. Além disso, o local tem sido responsável pela articulação das mobilizações da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”.

Casos de dengue caem 81% no estado de São Paulo

As ações contam com uma força-tarefa atuante em todas as regiões, conforme programação estabelecida pelos municípios. Incluem mutirões de limpeza e eliminação de possíveis criadouros em imóveis públicos e terrenos baldios, divulgação de orientações por meio de orientações em carros de sons, banners e faixas, panfletagem nos espaços públicos e em pedágios das principais rodovias do estado, passeatas, gincanas e teatros, nebulização e visitas domiciliares de agentes e oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outras. Entidades da sociedade civil, como igrejas, motoclubes e escoteiros têm colaborado com o trabalho de campo.

“Todos juntos contra o Aedes”: 17,9 milhões de imóveis passaram por varreduras completas

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e a Defesa Civil do Estado e tem as participações da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado e o Exército.

Capacitações de manejo clínico
Por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), a Secretaria está promovendo em todas as regiões do estado um treinamento sobre “manejo clínico” da dengue com os médicos da rede pública e privada.

SP terá ‘operação de inverno’ para combater e prevenir arboviroses

O objetivo é preparar unidades de saúde para o correto atendimento e tratamento aos casos de dengue, capacitando os profissionais de saúde para que casos graves e óbitos sejam evitados, e para que eles se tornem multiplicadores de informação às equipes de saúde em suas regiões.

O treinamento é coordenado por especialistas ligados à universidades e centros de saúde especializados, como Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Hospital das Clínicas da FMUSP, Unicamp, Unesp, entre outros. 

Do Portal do Governo do Estado