SP concentra as microrregiões mais competitivas do Brasil

Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que o Estado abriga 25 dos 40 locais mais bem colocados no indicador

ter, 09/06/2015 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo concentra 25 das 40 microrregiões mais competitivas do Brasil. É o que aponta o estudo “Perfil da Competitividade Brasileira”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa considerou a análise de 14 dimensões capazes de impactar diretamente a competitividade do país, tais como educação, saúde, infraestrutura, inovação, mercados, agricultura e recursos naturais. Ao todo, 224 indicadores foram analisados a fim de gerar um mapa de competitividade das 558 microrregiões brasileiras.

Cidades paulistas se destacaram em diversos indicadores. O município de Guarulhos ficou em primeiro lugar no indicador sobre logística, seguido do Rio de Janeiro, e de Campinas, que ficou em terceiro.

Já em saúde, a microrregião de Barretos (SP) é a primeira colocada, seguida pela também paulista Tupã. No indicador educação básica, as seis primeiras listadas são de São Paulo, com Fernandópolis, Marília e Jundiaí nas primeiras colocações. Entre as 40, 24 são paulistas.

A capital paulista ficou em primeiro lugar no ranking dos municípios mais competitivos, por ter se destacado pelo eixo “Capital Humano”, que levou em consideração as variáveis Ensino Fundamental e Ensino Superior e Técnico.

Do Portal do Governo do Estado