SP concentra 98% dos empregos gerados no Brasil

Das 34.818 vagas criadas no País em março, 32.231 estão no Estado

seg, 04/05/2009 - 19h38 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o professor Hélio Zylberstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), e o pesquisador da Fundação SEADE Alexandre Loloian, apresentaram hoje,l 4, em Santo André, o boletim mensal de abril do Observatório do Emprego e do Trabalho, com dados referentes ao mês de março. De acordo com o boletim, o Estado de São Paulo foi responsável por 32.231 vagas, ou seja, 98% dos 34.818 empregos criados em todo o Brasil no mês de março.

“Esse é o ano do ajuste, da travessia. Devemos nos preocupar com estímulo à geração de emprego e também com assistência ao desempregado. Temos que enfrentar a crise e auxiliar nossos trabalhadores”, afirmou Afif. O secretário defende a parceria entre Governo do Estado e prefeituras na formulação de políticas públicas, baseadas na qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra e empreendedorismo. Uma das políticas públicas para ajudar o trabalhador nesse período de demissões é o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), que oferecerá esse ano 40 mil vagas em cursos gratuitos – cada aluno receberá bolsa-auxílio de R$ 210. “Essa será uma assistência efetiva ao desempregado”, destaca Afif. A SERT aguarda apenas a finalização do decreto que institui a bolsa.

O Observatório aponta que os setores Educação e Agroindústria responderam por 60% das vagas criadas no Estado em razão do início do ano letivo e do processamento da cana-de-açúcar. “A criação de vagas ainda não é resultado de crescimento, mas sim de efeitos sazonais. A retomada não está ocorrendo. Indústria e comércio deveriam ter iniciado as contratações”, disse o professor Hélio Zylberstajn.
As regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, exclusivamente, responderam por 64% das vagas criadas no Estado. Na primeira região foram criados 11.733 postos de trabalho e, na segunda, 10.030 vagas. As contratações foram na agricultura e em indústrias de transformação que processam cana. Santa Adélia (+2.261 vagas), na região de São José do Rio Preto, e Guararapes (+1.245 vagas), na região de Araçatuba, foram os municípios que mais contribuíram.

As maiores perdas de vagas nesse mês ocorreram nas atividades de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-6.806), Atividades financeiras (-999) e Comunicação e informação (-809). As perdas destas três atividades foram compensadas em grande parte por ganhos em três atividades, que somadas criaram 25 mil vagas: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura (+13.612), Construção (+6.127) e Educação (+5.654).

O Observatório
O Observatório do Emprego e do Trabalho contém informações detalhadas de todos os 645 municípios paulistas, bem como das 15 Regiões Administrativas do Governo do Estado. Os dados podem ser acessados por qualquer cidadão no site www.observatorio.sp.gov.br. A ferramenta é atualizada mensalmente e mapeia a situação real do mercado de trabalho, o que inclui Variação no emprego segundo a Região Administrativa, Variação no emprego segundo o Ramo de Atividade, Salário médio real dos admitidos, Pressão Salarial, Rotatividade da mão-de-obra, Análise ocupacional do mercado de trabalho, Perfil dos Admitidos e Desligados e Informalidade.