SP comemora Dia da Independência com 30 mil pessoas no Anhembi

Evento foi aberto pelo governador José Serra, às 9 horas, com a revista às tropas

sex, 07/09/2007 - 15h02 | Do Portal do Governo

O governador José Serra foi um dos 30 mil paulistas que prestigiaram o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, no Anhembi, zona Norte da Capital na manhã desta sexta-feira, 7. O evento foi aberto pelo governador de São Paulo às 9 horas com a revista às tropas.

Ao lado do comandante militar do Sudeste, o general do Exército Antônio Gabriel Ésper, e do prefeito Gilberto Kassab, Serra assistiu a passagem de 7,5 mil pessoas, entre civis e militares, além de viaturas das forças de segurança paulista como um Dodge Dart 1974 do Corpo de Bombeiros e um caminhão Ford modelo Big Job a gasolina fabricado em 1951, da mesma corporação. O veículo tem 15 anos a mais que o soldado Spacov, encarregado de conduzir o caminhão durante o desfile. “Está em perfeito estado de conservação”, explicou o policial. O público também viu desfilar pelo Sambódromo do Anhembi tanques Urutu, Cascavel e blindados do exército brasileiro.

De acordo com a organização, somente a Polícia Militar levou 750 homens para o desfile, além de 78 policiais civis. Ex-combatentes da segunda Guerra Mundial e soldados da Revolução Constitucionalista de 1932 também desfilaram nesta sexta-feira.

Antes de deixar o local, José Serra afirmou que o Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento. “O que mais sinto falta em nosso país é o rumo a médio e longo prazo”, observou Serra. Ele lembrou da política desenvolvimentista implantada em São Paulo que combina aumento de investimentos com melhoria na qualidade do gasto público. “Modernizamos e ampliamos a infra-estrutura social, mas agora São Paulo sozinho não faz o seu desenvolvimento porque depende do conjunto do país”, analisou.

Segundo Serra, um dos atributos essenciais para o desenvolvimento é o crescimento sustentável da economia. “Não podemos ter bolhas de crescimento em determinados momentos. O Brasil precisa deste projeto para gerar emprego e renda para as famílias”, completou. Para Serra, emprego e renda são essenciais para o progresso dos brasileiros.

O evento contou com a presença dos secretárias estaduais Ronaldo Marzagão (Segurança), Francisco Luna (Economia e Planejamento), Maria Helena Guimarães (Educação), Luiz Antonio Marrey (Justiça), além de deputados e vereadores.

Cleber Mata

(I.P.)