SP comemora aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

Capital teve cerimônia de passagem de Comando do Exército Constitucionalista e desfile militar

qui, 09/07/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 13h10

Foi comemorado nesta quinta-feira, 9 de julho, na Avenida Pedro Álvares Cabral, na capital, o 77º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Além das tradicionais cerimônias de passagem de Comando do Exército Constitucionalista e homenagens às autoridades, houve também desfile cívico militar, com a participação dos veteranos do MMDC – como são conhecidos os que lutaram na Revolução – e de entidades civis, escolas, Guarda Municipal, representantes das Forças Armadas e as diversas Unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, esteve presente à cerimônia.

Sobre a Revolução

A Revolução Constitucionalista de 1932 aconteceu devido à instauração do governo provisório, comandado por Getúlio Vargas, que ao invés de atender os anseios democráticos da Revolução de 1930, manteve-se no poder com um regime ditatorial.

No dia 23 de maio de 1932, uma grande manifestação em São Paulo contra a ditadura resultou em um conflito na Praça da República, esquina da Rua Barão de Itapetininga. Na ocasião, quatro brasileiros idealistas foram mortos por partidários da ditadura:: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Das iniciais de seus nomes formou-se a sigla MMDC, sociedade secreta que preparou a luta armada contra a ditadura, e sustentou a mobilização paulista durante a Guerra, que se iniciou no dia 9 de julho daquele ano e terminou no armistício de 2 de outubro de 1932.

A Revolução deixou como legado para as novas gerações uma história de civismo e patriotismo. Em três meses de conflito, estima-se que milhares de cidadãos perderam a vida em defesa dos princípios democráticos e da soberania do povo brasileiro, materializada na Constituição. Do Exército Constitucionalista, participaram 9 mil homens da Força Pública – atual Polícia Militar – e 3 mil militares do Exército e da Marinha; a estes se uniram dezenas de milhares de voluntários civis, que lutaram por uma Constituição Federal democrática.