SP combate esquistossomose, câncer de mama e glaucoma

Hospitais do Estado e mutirões fazem tratamentos e ensinam população a prevenir doenças

seg, 01/06/2009 - 7h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo realizou campanhas educativas e exames gratuitos voltados à população na última semana. Os temas das atividades foram o câncer de mama, a esquistossomose e o glaucoma.

No sábado, 30, quase 155 mil mulheres participaram do Mutirão da Mamografia, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Programa de Saúde da Mulher. Ao todo, 337 postos médicos do Estado atenderam à população. O exame permite detectar alterações em tecidos, músculos e glândulas das mamas, como o câncer mamário.

A Secretaria também intensificou o combate à esquistossomose com a realização de uma semana dedicada especialmente à doença. Pessoas que se banharam em rios, lagoas, mangues e córregos poluídos ou que tinham caramujos estão sujeitos à doença. Entre os sintomas, estão coceira intensa, vermelhidão, febre, diarréia e dores musculares. Cerca de 20 mil exames parasitológicos foram feitos em cinco mil Unidades Básicas de Saúde do Estado.

Outro alvo do Governo Paulista foi alertar a população para identificar o glaucoma já que apenas 20% dos portadores da doença apresentam sintomas. O mal é fruto de uma alteração no nervo óptico causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Estudos recentes apontam que há 900 mil pessoas no Brasil com a doença. Por isso, o Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) faz mais de mil atendimentos específicos por mês.