SP coloca 25 mil agentes nas ruas contra a dengue

Semana estadual de combate à doença começa nesta segunda-feira, 26

sex, 23/03/2012 - 14h13 | Do Portal do Governo

Vinte e cinco mil agentes de saúde vão sair às ruas a partir desta segunda-feira, 26, na Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue. A ação da Secretaria de Estado da Saúde pretende alertar e sensibilizar a população sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O número de casos de dengue caiu 91,9% no primeiro bimestre de 2012 em comparação ao mesmo período de 2011 no estado.

Para mobilizar a sociedade, foram programadas várias atividades, além de mutirões de limpeza, visitas casa a casa, remoção de criadouros e passagem por imóveis estratégicos e especiais, como cemitérios e ferros-velhos. Cada município terá sua programação. A semana de mobilização vai até o dia 30, sexta-feira.

Ainda que os números apontem queda nos casos de dengue no Estado em 2012, o combate ao mosquito Aedes aegypti não pode parar. “O calor ainda persiste e as chuvas costumam diminuir após o março. Este é, mais do que nunca, momento de unir forças”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue. Nos dois primeiros meses de 2012 os municípios paulistas registraram 966 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 11.984 confirmações da doença. A cidade de Potim, no Vale do Paraíba, concentra o maior número de doentes (174), seguida pelo município de Pontal (144) e Borborema (98).

Do Portal do Governo do Estado