SP autoriza a construção de 222 moradias em Tanabi

Imóveis serão construídos de acordo com o novo padrão da CDHU

ter, 14/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado irá construir 222 novas moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Tanabi. O compromisso foi firmado pelo secretário da Habitação, Silvio Torres, em audiência com o prefeito José Francisco de Mattos Neto, na semana passada.

Segundo o prefeito, as unidades serão construídas na cidade e no Distrito de Ibiporanga. “A Prefeitura já adquiriu uma área na cidade que está sendo analisada pelo Graprohab. O outro terreno será desapropriado pelo município para depois iniciarmos o processo de registro no cartório de Imóveis”, concluiu José Francisco.

O secretário garantiu que as moradias serão construídas, desde que os terrenos apresentados sejam regularizados. “Se o local for adequado, vamos fazer os conjuntos”, assegurou. O secretário afirmou que a meta é construir 120 mil novas moradias no Estado até o final deste governo, para atender, principalmente, famílias que moram em área de risco, favelas e cortiços, e as que ganham até três salários mínimos. “Esse é o único governo brasileiro que constrói casa de qualidade para aqueles que ganham um salário mínimo”, argumentou.

Ele também falou do novo padrão de qualidade das moradias construídas pela CDHU. As unidades, segundo ele, estão sendo entregues com pisos cerâmicos em todos os cômodos; azulejos na cozinha e banheiro; pé direito mais alto; muro divisório entre os lotes; e aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica. Os conjuntos também estão sendo entregues com total infraestrutura urbana.

Silvio Torres reforçou a prioridade do governo em descentralizar as obras. “Estamos optando pela modalidade Administração Direta, pela qual os recursos são repassados às prefeituras, que executam as obras, desde a licitação até a entrega do empreendimento. A CDHU ajuda na fiscalização. “Dessa forma, o governo descentraliza, reduz custos, agiliza a obra e fomenta emprego na região, visto que as prefeituras poderão contratar serviços da região”, explicou.

Outro assunto pautado na audiência foi o Programa Cidade Legal. Segundo o prefeito, 900 pessoas que moram nos distritos de Ibiporanga, Ecatu e no bairro Sítio do Estado serão beneficiadas com a escritura dos seus imóveis. “Demos entrada com a documentação hoje na secretaria e esperamos que o convênio seja assinado em breve” informou José Francisco. A Secretaria da Habitação, por meio do Programa Cidade Legal, auxilia tecnicamente as prefeituras na regularização de núcleo habitacionais e parcelamentos de solo.

Da CDHU