SP atinge 74,8 milhões de doses da vacina do Butantan entregues ao Ministério da Saúde

Instituto liberou mais 2 milhões de doses do imunizante na manhã desta quarta-feira (18)

qua, 18/08/2021 - 9h15 | Do Portal do Governo

Liberação de novas doses da Coronavac para o PNI

O Governador João Doria acompanhou, na manhã desta quarta-feira (18), a entrega de mais 2 milhões de doses da vacina do Butantan contra a COVID-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o novo lote, o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan chegam à marca de 74,8 milhões de imunizantes fornecidos ao Ministério da Saúde para vacinação de brasileiros.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Hoje estamos entregando mais 2 milhões de doses da vacina do Butantan para o Plano Nacional de Imunização, agora totalizando 74,8 milhões de doses para o braço dos brasileiros. Hoje à noite, um voo vindo da China vai entregar, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, mais 4 mil litros de insumos, o que equivale a mais 7 milhões de doses da vacina”, destacou Doria.

O total de liberações já feitas representa aproximadamente 75% das 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação de brasileiros em todo país.

A entrega de hoje faz parte da leva de vacinas fabricadas com o lote recorde de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) entregue pela farmacêutica chinesa Sinovac ao Butantan no dia 13 de julho. Na ocasião, chegou ao IB um total de 12 mil litros da matéria-prima usada para a fabricação dos imunizantes.

A matéria-prima foi envasada no complexo fabril do Butantan, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

As vacinas liberadas nesta manhã fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. As entregas foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).