SP assina protocolos de certificação para energia limpa com setor sucroenergético

A iniciativa, uma espécie de “selo verde”, é a primeira certificação do gênero do setor elétrico brasileiro

seg, 06/06/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h05)

O Estado de São Paulo, por meio do governador Geraldo Alckmin, em parceria com a União das Indústrias de Cana-de-açúcar (ÚNICA) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) assinaram nesta segunda-feira, 6, o Protocolo de Cooperação para a emissão do certificado de energia verde em bioeletricidade. A iniciativa é a primeira certificação do gênero do setor elétrico brasileiro.

“Assinamos aqui um protocolo de certificação, o ‘selo verde’, ou seja, as empresas que entrarem neste programa vão ter um selo de preservação ambiental”, afirmou Alckmin.

O certificado funciona como um “selo verde” da bioeletricidade. Na prática, isso significa que as empresas utilizaram, em sua linha de produção, energia limpa e renovável adquirida de usinas signatárias do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético (2007) – que estipula diretrizes em sustentabilidade.

A expectativa é de que, até o mês de agosto, o selo possa ser solicitado junto à Secretaria de Energia pelos consumidores livres e especiais de energia – aqueles que podem escolher seu fornecedor de energia elétrica. Mesmo o consumidor livre ou especial localizado fora do estado de São Paulo poderá obter o selo verde, desde que a eletricidade adquirida seja proveniente das usinas sucroenergéticas signatárias do Protocolo Agroambiental de 2007.

A assinatura do Protocolo de Cooperação entre Governo de São Paulo, a ÚNICA e a CCEE aconteceu nesta segunda-feira, durante o Ethanol Summit 2011, na capital. Durante a abertura do evento, o governador também assinou um decreto que desonera a geração de energia a partir de cana-de-açúcar. 

Da Secretaria de Energia