SP assina acordo para economia de energia nas Etecs e Fatecs

Programa prevê a substituição de lâmpadas e luminárias por equipamentos mais econômicos

ter, 04/08/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 6/8, às 10h45)

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou na quarta-feira, 5, contrato com a Eletropaulo para uso racional de energia elétrica em 21 Etecs (Escolas Técnicas) e cinco Fatecs (Faculdades de Tecnologia). A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento.

Entre as medidas que serão postas em prática num prazo de um ano estão combate ao desperdício, eficiência de equipamentos e otimização de processos. Além de diminuir as despesas das escolas e faculdades, as ações beneficiam toda a Grande São Paulo com a redução do consumo de energia. “O objetivo desta iniciativa conjunta é economizar mais de R$ 1 milhão por ano em energia elétrica”, afirmou o secretário. “Vamos iluminar mais, gastando menos”, acrescentou.

Depois de diagnosticada a situação dos equipamentos elétricos nas Etecs e Fatecs, o programa prevê a substituição de lâmpadas, luminárias e reatores por equipamentos mais econômicos e com maior qualidade de iluminação.  Os estabelecimentos de ensino contemplados ficam na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo 16 unidades da capital.

Estão incluídas no Programa de Eficiência Energética: Etec de Diadema; Etec e Fatec de Mauá; Etec de Ribeirão Pires; Etec Júlio de Mesquita e Fatec Santo André, em Santo André; Etec Lauro Gomes e Fatec São Bernardo do Campo, em São Bernardo do Campo; Etec Jorge Street e Fatec São Caetano do Sul, de São Caetano do Sul; Etec Albert Einstein, Etec Professor Aprígio Gonzaga, Etec Professor Basílides de Godoy, Etec Professor Camargo Aranha, Etec Carlos de Campo, Etec Getúlio Vargas, Etec Guaianases, Etec Guaracy Silveira, Etec Professor Horácio Augusto da Silveira, Etec de Itaquera, Etec José Rocha Mendes, Etec Doutora Maria Augusta Saraiva, Etec Martin Luther King, Etec Sapopemba, Etec Zona Leste e Fatec Zona Leste, todas em São Paulo.

Da Secretaria do Desevolvimento