SP aprova programa que vai custear ligação de esgoto a famílias de baixa renda

Se Liga na Rede beneficiará cerca de 800 mil pessoas e agora segue para sanção do governador

qui, 08/12/2011 - 20h15 | Do Portal do Governo

O Programa Se Liga na Rede foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 8 e agora segue para sanção do governador Geraldo Alckmin. A iniciativa vai custear as ligações na rede de esgoto para famílias de baixa renda no Estado. Serão 192 mil novas conexões, com benefícios para cerca de 800 mil pessoas.

O programa terá 80% dos recursos custeados pelo Governo do Estado e os 20% restantes pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Serão investidos R$ 349,5 milhões ao longo de oito anos.

O objetivo é incentivar as famílias de baixa renda a ligarem seus imóveis à rede de esgoto, aumentando a eficiência dos programas de saneamento executados no Estado e ajudando a despoluir rios e córregos, inclusive o Tietê. Quando não existe a ligação domiciliar, o esgoto doméstico acaba lançado in natura nos corpos d’água. O custo médio da ligação é de R$ 1.820, o que se torna um impeditivo para quem tem baixo poder aquisitivo.

Com o Se Liga na Rede, as famílias com renda familiar de até três salários mínimos terão a ligação paga pelo Governo do Estado e pela Sabesp. A medida será adotada nos imóveis que já tenham a rede coletora instalada na rua. A estimativa é que sejam implantadas 76,8 mil conexões na Região Metropolitana de São Paulo; 30 mil na Baixada Santista; 5,6 mil na Região de Campinas; e 79,3 mil nos demais municípios do interior do Estado.

Do Portal do Governo de São Paulo