SP aprova decreto para preservação da Serra da Cantareira

Medida integra Plano de Proteção da região que envolve oito municípios

qui, 10/09/2009 - 12h29 | Do Portal do Governo

Uma área de 29 mil hectares da Serra da Cantareira, parte do cinturão verde do Estado, recebeu um novo decreto de congelamento para preservação. Conforme decreto publicado na edição do Diário Oficial do sábado, 5, durante os próximos sete meses estão proibidas ações que acarretem danos ambientais à região.

Ficam proibidas atividades como a extração ou exploração da mata nativa e implantação de áreas de reflorestamento – como a plantação de eucaliptos. “Vamos assegurar a preservação da área para, posteriormente, serem transformadas em parques estaduais”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Esta é mais uma medida do Plano de Proteção da Cantareira, que abrange uma área de 64,8 mil hectares, incluindo os parques estaduais da Cantareira, do Juquery e do Jaraguá. O investimento de R$ 2,3 milhões do Plano é destinado à proteção dos remanescentes florestais, manutenção da água de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, recuperação florestal de áreas degradadas, programa de recuperação ambiental e parcerias de fiscalização com os municípios envolvidos.

Além de auxiliar a neutralizar poluentes, a Cantareira abriga mananciais de rios que abastecem as cidades e é habitat de animais em risco de extinção. A área contemplada pelo Plano de Proteção envolve os municípios de Arujá, Caieiras, Franco da Rocha, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista, São Paulo e Santa Isabel.

“Já fazíamos um trabalho de reforço da fiscalização naquela área e, a partir de agora, vamos intensificá-lo”, disse Graziano. Os 11 sobrevôos de helicóptero realizados pela Polícia na área já resultaram em 39 autos de infração ambiental, 60 estradas bloqueadas e 4,4 mil boletins de ocorrência lavrados.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo