SP apresenta Protocolo Climático em Assembleia em Paris

Objetivo é estimular as empresas a reduzirem a emissão de gases de efeito estufa e a adotarem ações de adaptação às mudanças climáticas

seg, 07/12/2015 - 17h13 | Do Portal do Governo

Protocolo Climático de São Paulo, uma das principais estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas do Estado de São Paulo, foi apresentado nesta segunda-feira (7) na Assembleia Geral de Líderes Locais do Climate Group em Paris.

A iniciativa envolve o setor privado e diversas associações empresariais. O objetivo é estimular as empresas a reduzirem a emissão de gases de efeito estufa e a adotarem ações de adaptação às mudanças climáticas.

Durante o evento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA) se comprometeu a trabalhar em conjunto com outros governos regionais.

“Como grande polo econômico e industrial e maior mercado consumidor no Brasil, o Estado de São Paulo vem trabalhando em várias iniciativas e projetos relacionados às mudanças climáticas. Um aspecto que o Climate Group nos mostra muito bem é que temos que trabalhar em conjunto com o setor privado para obtermos bons resultados”, afirmou a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

O Estado de São Paulo também aderiu ao RegionsAdapt, uma iniciativa lançada pelos governos da Catalunha e do Rio de Janeiro com objetivo de fomentar o trabalho em conjunto para incrementar estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O RegionsAdapt é apoiado pela Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD) e pelo The Climate Group.

“É importante frisar que nosso trabalho não termina com o lançamento do Protocolo na COP21. Voltando ao Brasil, temos o desafio de construir, a partir do protocolo, as soluções mais viáveis para todos”, complementou a secretária.

O Protocolo já conta com a adesão de mais de 60 empresas e entidades setoriais, incluindo algumas das maiores empresas de São Paulo e setores como sucroenergético e varejo.

Secretário-Geral da ONU
Patrícia Iglecias também falou sobre o Protocolo Climático e o Programa Nascentes para o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e a governadores do Compact of States and Regions, iniciativa do The Climate Group, CDP, R20 e nrg4SD.

 

 

O encontro, ocorrido no Hotel de Ville, em Paris, na tarde da última sexta-feira (4) teve por objetivo apresentar o primeiro relatório da iniciativa e dialogar com Ban Ki-Moon sobre a participação dos governos subnacionais na redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Do Portal do Governo do Estado