SP apresenta Plano Estadual de Energia e propostas de transição energética na COP28

Plano busca redução das emissões de gases causadores de efeito estufa e é resultado de uma parceria da pasta com a Escola Politécnica da USP

sex, 08/12/2023 - 13h16 | Do Portal do Governo

No maior evento sobre o clima do planeta, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) apresentou o Plano Estadual de Energia 2050, o PEE 2050. O projeto é resultado de uma parceria da pasta com a Escola Politécnica da USP e está em consulta pública.

O plano evidencia ao mercado um ambiente de negócios favorável à realização de investimentos em projetos de transição energética. A subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Maia de Barros, apresentou na COP 28 as principais ações do Estado de São Paulo nesse sentido.

“Não podemos deixar de falar da transição energética quando a gente fala em redução da emissão de gases efeito estufa, portanto mitigar as mudanças climáticas. O que gente quer com isso é mapear, estimular e incentivar que as empresas desenvolvam suas agendas de carbono zero no Estado de São Paulo”, afirma.

O Plano Estadual de Energia 2050 também será instrumento de planejamento em busca da redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, com a ambição de alcançar emissões líquidas de carbono zero. De acordo com Marisa Maia de Barros, o Estado de São Paulo está em uma posição privilegiada para conquistar esse objetivo. “Em termos de oferta de energia primária, as renováveis respondem por cerca de 47% no Brasil, comparado com 14% no mundo. E, quando a gente fala de São Paulo, a gente está falando de 58%”, ressalta.

A transição energética é um dos temas que mais está em evidência no momento. Discussões sobre o assunto acontecem em eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28. O evento, que está em sua 28ª edição este ano, em Dubai, conta com a presença de uma comitiva do Estado de São Paulo, que pôde apresentar ao mundo como o Estado atua para alcançar a transição energética.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse: semil.sp.gov.br