SP apoia atividades em comemoração ao mês do orgulho LGBT e divulga políticas públicas e equipamentos estaduais

Alckmin esteve nesta quinta-feira (26) na 16ª Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, e destacou as ações em prol da diversidade

qui, 26/05/2016 - 13h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta quinta-feira (26) na 16ª Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú. Como parte das atividades do mês do Orgulho LGBT, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), órgão ligado à Casa Civil, em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT.

Conheça as medidas estaduais de inclusão para a comunidade LGBT

“Quero destacar a importância desta feira, promove a diversidade, divulga a lei que promulgamos há 15 anos, que penaliza a discriminação. São Paulo é terra da diversidade, São Paulo é terra da inclusão, São Paulo é terra que recebe a todos. É uma miscigenação de raças, credos e pensamentos. Não é terra da intolerância”, destacou o governador Alckmin.

A CPDS, que luta pelos direitos humanos e políticas públicas para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e mulheres transexuais e homens trans, em parceria com a Assessoria de Gênero e Etnia da Secretaria de Cultura, o Centro de Referência e Treinamento – DST – AIDS, da Secretaria da Saúde e as Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, da Educação e da Administração Penitenciária, e com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, estarão prestando atendimento em uma tenda que funcionará das 10h às 18h. Funcionários estarão à disposição para prestar esclarecimentos sobre ações e programas estaduais como a mudança no Registro de Ocorrência (RDO) – que passa a aceitar o nome social do individuo e a motivação do delito podendo ser tipificado como homofobia ou transfobia; a campanha “Seja um Agente de Mudança”, para divulgar e sensibilizar funcionários da SAP, em especial aos agentes de segurança e corpo técnico para a resolução que dispõe sobre a atenção as travestis, mulheres transexuais e homens trans presas(os).

As pessoas poderão conhecer os trabalhos do Museu da Diversidade, primeiro da América Latina dedicado ao tema, é um importante equipamento de cultura, memória e estudos da diversidade sexual.

“O aspecto cultural e turístico é muito importante, movimenta a cidade. Temos o Museu da Diversidade, na estação República do metrô, onde mais de 180 mil pessoas já visitaram”, comentou Alckmin, que reforçou que o aspecto principal do evento é ressaltar o respeito às pessoas. “A injustiça cometida contra uma pessoa é uma ameaça contra a toda sociedade”, disse.

O curso Diversidade Sexual e de Gênero, direcionado para trabalhadores do SUS e promovido pelas Secretarias da Saúde e da Justiça é destaque nas políticas afirmativas realizadas pelo governo estadual, além da deliberação CEE N° 125/2014, que trata sobre a inclusão de nome social nos registros escolares das instituições públicas e privadas no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que já possui 290 cadastros de travestis, mulheres transexuais e homens trans no EJA e no ensino fundamental e médio.

Não para por aí, na feira também estão sendo distribuídos cartazes, folders e camisetas para divulgar a Lei Estadual nº 10.948/01- que penaliza prática de discriminação em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero. 

Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade
Por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, desde 2011 a Secretaria de Estado da Cultura apoia a premiação que já esta em sua 16ª edição. No dia 27, o evento que homenageia e reconhece ações sociais que contribuem para o avanço dos direitos humanos da população LGBT acontecerá na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, nº 324, das 18h30 às 22h00. Este ano a atividade e contará com presenças como Fernanda Lima e Carmem Carrera (RuPaul’s Drag Race), além de show da cantora Tâmara Angel e performances de Alexia Twister e Victoria Vipper.

Além desses eventos, o Governo de São Paulo realiza a campanha de boas vindas aos participantes da XX Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, com cartazes e painéis espalhados em várias estações e trens do Metrô, neste ano reforçando os 15 anos da Lei Estadual 10.948/01.

Do Portal do Governo do Estado