SP aplica 760 mil de doses de vacina contra polio e sarampo em dois dias de campanha

Pais e responsáveis podem levar as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos aos postos de vacinação até 31 de agosto

ter, 07/08/2018 - 17h17 | Do Portal do Governo

Pais e responsáveis podem levar as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos aos postos de vacinação até 31 de agosto; meta é imunizar 2,2 milhões de crianças em todo o Estado

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nos dados encaminhados pelos municípios, mostra que 760.496 doses de vacinas contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo já foram aplicadas em crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos.

O balanço parcial soma as doses disponibilizadas desde sábado, 4 de agosto – ‘Dia D’extra de vacinação realizado exclusivamente no Estado de São Paulo –, até às 15h desta segunda-feira, 6 de agosto, quando a campanha teve início em âmbito nacional.

Foram imunizadas 383.923 crianças contra poliomielite e 377.023 contra sarampo. A população-alvo prevista na campanha é de 2,2 milhões de crianças paulistas. É fundamental que os pais ou responsáveis levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos de vacinação até 31 de agosto, data prevista para encerramento da campanha.

A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. A vacina é contra-indicada apenas para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

“A vacinação é fundamental para eliminarmos os riscos da circulação destas doenças no Estado de São Paulo. As vacinas são seguras e esperamos que os pais e responsáveis se mobilizem e nos ajudem a atingir a meta de 95% de vacinados no Estado”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.

Um segundo ‘Dia D’ acontece no próximo dia 18 de agosto, quando os postos de vacinação também estarão abertos em um sábado para a imunização. Mais de 35 mil profissionais estarão mobilizados na campanha do Estado, com suporte de cerca de 3 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos. No primeiro “Dia D”, cerca de 4 mil postos fixos de vacinação e 300 volantes estiveram abertos, das 8h às 17h, em todo o Estado.

Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.