SP aplica 2,7 milhões de vacinas contra paralisia infantil e sarampo

Campanha iniciada neste sábado prossegue até 1º de julho em todo o Estado

sáb, 18/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 18h)

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 1.419.202 crianças foram imunizadas em todo o Estado até as 15h deste sábado, 18 de junho, primeiro dia da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Também foram aplicadas 1.330.325 doses de vacina contra o sarampo no mesmo período. Entre pólio e sarampo foram, no total, 2,7 milhões de doses.

A primeira etapa da campanha contra a poliomielite, que inclui neste ano a imunização contra o sarampo, foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, 18, na capital, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, em uma Unidade Básica de Saúde do Campo Limpo, zona sul da cidade.

Na capital, um posto volante da Secretaria, montado entre 10h e 14h no shopping West Plaza, zona oeste, contou também com a distribuição gratuita de máscaras, esculturas de balão e pintura de rosto para as crianças levadas ao local.

O objetivo da campanha é proteger a população infantil contra as sarampo e paralisia infantil antes do período de férias. Até 1º de julho devem ser levadas às salas de vacinação todos os paulistas com até seis anos de idade. Hoje a vacinação vai até 17h no Estado. Amanhã, domingo, a sala de vacina do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) permanecerá aberta das 8h às 20h, oferecendo doses das duas vacinas gratuitamente.

Crianças entre 0 e 1 ano de idade deve receber apenas a vacina contra a paralisia infantil. As entre 1 e 4 anos receberão doses contra o sarampo e paralisia infantil. E as entre 5 e 6 anos, somente a vacina contra o sarampo. Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta.
Por todo o Estado foram mobilizados cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais, em parceria com as prefeituras. O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 17h. A meta para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças, equivalente a 95% das crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 3,17 milhões de crianças.

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no estado”, afirmou a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

Sintomas

A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Da Secretaria da Saúde