SP anuncia VLT-Congonhas e o Expresso Aeroporto

A implantação se dará por meio de investimentos dos governos estadual e federal

seg, 28/04/2008 - 12h50 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciou o Expresso Aeroporto (até Cumbica) e o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT (até Congonhas). A implantação se dará por meio de investimentos dos governos estadual e federal. A Prefeitura de São Paulo também deve participar do projeto.

O VLT, um metrô leve, ligará São Judas à Linha 9-Esmeralda, da CPTM, passando por Congonhas e cruzando a Linha 5-Lilás, do Metrô. O primeiro trecho, entre São Judas e Congonhas, está previsto para operação-teste em 2010. A demanda estimada é de 15 mil passageiros hora sentido.

O valor desse primeiro trecho será de R$ 200 milhões. O do projeto todo custará R$ 1,2 bilhão, incluindo a compra dos trens. “Esses recursos serão do Governo Federal e do Governo do Estado – a Prefeitura também deve participar do projeto. Nós festejamos isso, porque é o primeiro recurso do Governo Federal para o sistema metroferroviário paulista”, declarou Portella da semana passada durante evento de comemorações dos 40 anos do Metrô.

 Outra novidade é a publicação do edital do Expresso Aeroporto, nas próximas semanas. O Expresso Aeroporto é um trem que vai fazer, em 22 minutos, a distância entre Luz e o aeroporto de Cumbica, sem paradas. O Ministério da Defesa vai autorizar a concessão dos terminais da Infraero, que serão utilizados para o Expresso Aeroporto. Dessa forma, será possível realizar o check-in na estação Luz e desembarcar já dentro do terminal do aeroporto.

 “É interesse do Ministério da Defesa. Teremos todos os aeroportos ligados por trilhos. O trem bala vai ter o ramal Viracopos e, agora, com o Expresso, será possível chegar a Cumbica e, depois, em 40-45 minutos, desembarcar em Congonhas”, afirmou o secretário.

Do Metrô