SP anuncia novo Centro de Convivência para a capital

Área também abrigará a futura Etec dos Esportes, iniciativa inédita no país voltada para a formação de técnicos na área esportiva

qui, 23/02/2012 - 7h18 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h)

O governador Geraldo Alckmin anunciou um novo Centro de Convivência para a capital nesta quinta-feira, 23, durante visita às obras da futura Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, que funcionará no local. A unidade vai oferecer o curso técnico de Esportes e Atividade Física, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra.

“Os alunos formados na Etec de Esportes vão poder trabalhar em clubes, academias, Ongs, hotéis, acampamentos, navios, prefeituras, governo do Estado, setor privado. Esporte gera muito emprego, muita oportunidade de trabalho e de renda”, disse o governador.

O Estado está investindo R$ 32,8 milhões na obra, iniciada em agosto de 2011, com previsão de término no primeiro semestre de 2013. O terreno foi cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Com uma área de mais de 72 mil m², o local terá um Centro de Convivência com pavilhão multiuso, que vai abrigar quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários – entre outros ambientes – e os blocos de Administração, Espaço Pedagógico e Cultural e Ambulatório. “É uma Etec e também é aberta à comunidade. Há o curso técnico, de um ano e meio, e também os cursos livres: curso de judô, cursos de outras atividades para a população”, declarou o governador. 

Concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o projeto arquitetônico prevê a construção a céu aberto de cinco quadras para prática de esportes diversos como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses espaços serão utilizados pelos alunos da Etec, como laboratórios, e pela comunidade, para atividades esportivas e de lazer. Todas as instalações do Centro de Convivência atenderão às normas de acessibilidade.

O evento contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Pereira Fernandes, e da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá.

Curso técnico de Esportes e Atividade Física

Enquanto as instalações da Etec de Esportes estão sendo construídas, o curso técnico de Esportes e Atividade Física foi implantado no Parque da Juventude, para uma turma piloto de 30 alunos da Fundação Gol de Letra e do Instituto Esporte & Educação. Os alunos fazem as aulas teóricas e práticas na Etec de Artes, localizada no Parque da Juventude, onde também acontecem as atividades de quadra. Com esta iniciativa, será possível aperfeiçoar o currículo até a implantação da escola técnica específica para Esportes.

O curso técnico de Esportes e Atividade Física tem duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.

Do Centro Paula Souza