SP anuncia novas medidas para prevenção de doença em pomares

Também serão realizados estudos e monitoramento da incidência do cancro cítrico

qua, 24/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Com a redução dos índices estaduais da doença cancro cítrico nos pomares paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento implanta novas medidas para manter o controle da doença. Agora, o método para eliminação das plantas contaminadas com cancro seguirá a resolução 291 da Campanha Nacional de Erradicação do Cancro Cítrico (Canecc), do Ministério da Agricultura, que prevê a erradicação da planta doente e das demais num raio de 30 metros. 

“Depois de quase uma década de uma legislação restritiva, os órgãos de Defesa Agropecuária do Estado, num trabalho conjunto com os citricultores, conseguiram ter os menores índices de infestação da doença no País e, com isso, podemos seguir a legislação federal que é menos restritiva”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento João Sampaio. Até hoje, o Estado de São Paulo previa, que, uma vez, ultrapassado o percentual de 0,5% de infestação era obrigatória a erradicação de todas as plantas do talhão. 

A Secretaria prevê ainda a realização de estudos e monitoramento da incidência do cancro, para avaliar a eficiência desses procedimentos pelas áreas de pesquisa e defesa agropecuária. “Essa nova medida cobra do citricultor ainda mais envolvimento no manejo sanitário do pomar, porque temos de continuar com os índices em baixa em todo o Estado”.   

Além da resolução do cancro, a pasta também finaliza um projeto para implantar a subvenção do seguro contra as pragas de cancro cítrico e greening (técnica de prevenção da doença). “É um projeto pioneiro no mundo e que está exigindo estudos complexos pela área técnica e jurídica da Secretaria. O seguro atenderá principalmente os pequenos e médios produtores. Esperamos colocar em operação ainda neste segundo semestre”, explica Sampaio. 

Também serão feitos estudos para aquecer a demanda por suco de laranja no mercado interno e assim melhorar os preços aos produtores. A primeira delas seria a introdução de suco de laranja nas 30 unidades dos restaurantes Bom Prato do Governo do Estado de São Paulo, onde são servidas cerca de 40 mil refeições por dia. Outra medida seria o trabalho junto às prefeituras para inclusão do suco de laranja na merenda escolar.