SP antecipa diagnóstico de câncer em dois anos

Novo centro de diagnóstico terá equipamentos de última geração, capazes de detectar tumores pequenos

qua, 12/09/2007 - 15h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde entrega em outubro um novo centro de diagnóstico por imagem com equipamentos de última geração, capazes de detectar tumores tão pequenos que, pelos equipamentos convencionais, só seriam revelados em cerca de dois anos. A nova ala será instalada no Centro de Referência em Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington.

O Centro de Diagnóstico contará com um tomógrafo, dois aparelhos de ultra-som de alta resolução e dois de mamografia, todos de última geração e equivalentes aos disponíveis nos melhores hospitais do mundo.

Com isso, a nova ala, que conta com cerca de 600m², colocará à disposição das mulheres paulistas cerca de 4.000 novos exames ao mês. Serão 200 tomografias, cerca de 1.000 exames de ultra-som e outros 2.700 exames de mamografia. Atualmente, são realizados cerca de 3 mil procedimentos ao mês nos aparelhos de ultra-som e cerca de 1.800 mamografias.

A Secretaria investiu cerca de R$ 2,4 milhões no Centro de Diagnósticos. Além da nova aparelhagem, essa ala terá entrada independente do hospital, facilitando o acesso às mulheres que irão realizar os exames.

“A nova unidade permitirá o diagnóstico ainda mais precoce dos tumores e nódulos e servirá para avaliar com precisão casos mais complexos. Assim, estaremos atendendo mais e melhor as mulheres que procuram pelo atendimento do Pérola”, afirma o diretor da unidade, Luiz Henrique Gebrim.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher fica na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 683 – Bela Vista.

Da Secretaria da Saúde